Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Pastor, apóstolo, "bispo", reverendo, missionário... Que m... é esta?

Parece que no meio evangélico tudo é bagunçado mesmo e não segue nenhum critério, nenhuma lógica, nenhuma hierarquia, a não ser aquela que o "líder religioso maior" acha certa ou que seja a que deva imperar. Lá, nem eles mesmos se entendem quanto ao cargo dos líderes, que são chamados indiscriminidamente por até 3 cargos diferentes.

Na Igreja Católica, pelo menos, sabemos o que é um padre, um bispo, um cardeal, um monsenhor, um papa e todas as diferenças hierárquicas destes cargos eclesiásticos. Mas e no meio evangélico? Uma hora o cara é pastor, outra é bispo, noutra apóstolo ou missionário. Nem os crentes sabem o cargo certo, nem quais as diferenças e exigências (existem?) para ocupar-se cada um deles. E se alguma denominação estabelece uma "hierarquia", ela não é uniforme entre as igrejas, pois cada uma tem a sua (quando têm).

Vejam só: "bispo" Edir Macedo; "missionário R. R. Soares"; "apóstolo" Estevan Hernandes; "bispa" Sônia Hernandes, "apóstolo" Valdemiro Santiago; "pastor" Silas Malafaia... Qual é a diferença de funções entre essas pessoas? Não são todos evangélicos, líderes de denominações religiosas? Então por que a diferença nos nomes dos cargos eclesiásticos (???). E as diferenças entre um "bispo" católico e um "bispo" evangélico? O evangélico precisa ter alguma formação em teologia, alguma qualificação? Será que isso tem alguma explicação lógica que desconhecemos? Eu tenho a minha teoria, mas apenas uma teoria: é tudo uma zona e cada líder se dá a si e estabelece para os outros o cargo que quer, conforme a "importância do colaborador". Na IURD, os que melhor arrecadam em dinheiro e trazem mais fiéis, são promovidos a "bispo", o mesmo cargo do líder maior. Como? Explique quem souber, por favor! Gostaria de concluir isso em debate.

Saudações Irreligiosas!

Tags: apóstolo, bispo, evangelismo, hierarquia religiosa, missionário, pastor, religiões, reverendo

Exibições: 4139

Responder esta

Respostas a este tópico

Vejam uma das explicações (absurdas e incorretas) dadas por um site evangélico para a hierarquia dos cargos nas "Assembleias de Deus":

Liderança e Funções

As Assembléias não tem uma centralização humana em um líder , a identificação se dá pela unidade e concordância em torno das doutrinas e ensinamentos constantes na Bíblia.

PASTOR:
Homem ungido por Deus para apascentar o rebanho (igreja).

PASTOR-PRESIDENTE: Pastor Líder Pastoral e Presidente Administrativo de uma Igreja-Sede de um Ministério ou Campo com uma Sede e diversos Setores (Áreas). (Tem também o PASTOR VICE-PRESIDENTE)

PASTOR SETORIAL: Pastor Líder responsável por um Setor (Área) composto por uma igreja sede e diversas igrejas ou congregações afiliadas.

CO-PASTOR: Vice-Líder de um Campo, Setor ou Igreja.

PASTOR-AUXILIAR: Cuida de variados ministérios da igreja-sede e pode dirigir congregações.

PRESBÍTERO: É o auxiliar direto do Pastor, em alguns casos. Na falta do Pastor, o presbítero pode assumir a direção da igreja local (congregação). Mediante autorização do pastor-presidente, pode exercer funções pastorais como pregar e realizar batismos e ceias. Em geral, realizam estes trabalhos em congregações.

MISSIONÁRIO: Enviado/Comissionado por uma Igreja Local para evangelizar em outro local (Interior do Estado, do País, ou no Exterior).

DIRIGENTE: Pastor, Evangelista ou Presbítero com a responsabilidade de dirigir uma Igreja ou congregação subordinada à Liderança da Igreja sede.

Fonte: Evangelismo (http://eduardojgn.multiply.com/journal/item/2?&show_interstitia...   )

Nota: Isto é a explicação de uma igreja pentecostal; nas neopentecostais a zona é maior ainda, porque têm outros cargos, além dos citados acima. E haja homens "ungidos por Deus" (os pastores). Quem viu a unção?

Bem ao que parece a hierarquia seguida deve ser "A MAIOR POSSIVEL" ou o que é mais chique está na "MODA" vamos dizer assim rsrsrsr

como eles mesmo que se unjem então fazem a festa mesmo

só falta alguem virar PAPA ou Deus ou Jesus .......ué mas este ja tem um acho que José de miranda se não me engano se diz o Deus todo poderoso que desceu dos céus

acredito eu que na igreja evangélica o cargo maior "deveria" ser Pastor mesmo

Olá  Sabino.

Bem eles querem sempre mais!  Inventaram o Bispo e depois já se auto-proclamaram Apóstolos! Deus você mesmo já disse que conhece... Talvez ainda falte um que defina como ET Pastor do outro mundo!... Ja imaginou? rsrsrs.

Daqui a pouco o pessoal me acha aqui metendo pau nos crentes ai acabo cruxificado rsrsrsr

mas tem umas coisas por que ....vou t contar

este assunto é mania de grandeza mesmo, o pastor da minha igreja, não se contentando em ser PASTOR se ungiu a Missionário e Pastor Sebastião só que não faz missão é que talves "pense" que assim vai estar acima dos outros

acho que ainda não colocaram de PAPA por conta que chamam de besta do apocalipse tal e coisa ...não é grande coisa deve ser

Alfredo Bernacchi_2 disse:

Olá  Sabino.

Bem eles querem sempre mais!  Inventaram o Bispo e depois já se auto-proclamaram Apóstolos! Deus você mesmo já disse que conhece... Talvez ainda falte um que defina como ET Pastor do outro mundo!... Ja imaginou? rsrsrs.

Responder à discussão

RSS

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:

Visualizações

Para visualizar a matéria do link escolhido, maximize a tela e clique em fechar (X), na barra cinza superior do widget box. Isto eliminará a janela de advertência em rosa.

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Recados Rápidos

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório
Acessar

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos

(Clique aqui para saber como!)

Enquete Jesus Cristo

Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

Notícias Cristãs

Atençao: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Get Your News Widget

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos agora "12 Mais (tivemos de mudar de 10 para 12, por maior justiça):"

• Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Divina J. Scarpim
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Rosas 
  • Paulo Luiz 
  • Sergio M. Rangel