Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Todos me perguntam se eu acredito em Deus. Eu pesquiso bastante sobre o assunto e a resposta para isso é "não". Eu me baseio no paradoxo da onipotência, que seria mais ou menos assim:

Se Deus é onipotente então ele poderia criar uma rocha tao pesada que ele mesmo não conseguiria levantar. Mas se ele não pode levantar a rocha, então não seria onipotente. Portanto, se Deus não consegue criar uma rocha assim, ele não é onipotente. Esse é o paradoxo.

Eu sei que só porque ele não é onipotente não elimina o fato de sua existência; mas é um argumento crucial contra ela

Exibições: 65

Responder esta

Respostas a este tópico

Aguarde comentário do nosso colega Antídio!

Tomás de Aquino foi dos que mais trabalharam nesse paradoxo. Deus atuaria naquilo que é possível, ou seja, ele pode absolutamente todo o possível, o impossível seria uma incompatibilidade natural entre o agente e a ação, ou seja, considerar que uma rocha respira não estaria dentro das circunstâncias possíveis cabíveis naquilo que consideramos "potência". Tomás trabalha bastante na interpretação de "potência" e sendo bem breve, a "potência" de Aquino é uma "potência" limitada ao ser "deus", que por sua vez é ilimitado, nesse contexto a ação consequente da "potência" de deus seria ilimitada, tal qual consideramos o "sujeito" ilimitado. Significando que o predicado estaria vinculado ao sujeito de forma compatível com a natureza determinada pelo próprio sujeito. Basicamente, "deus pode tudo o que é possível dele fazer".

C.S Lewis trabalhou no ilogismo de ação, em que vincular ações ilógicas ao termo deus não diz sobre a natureza do mesmo e por conseguinte da sua "potência". Casa um pouco com a onipotência do "tudo possível" de Aquino.

Calvino por sua vez trabalhou no conflito entre a sabedoria e potência divina com o livre arbítrio, criando uma ramificação teológica indecifrável ao logicismo humano (meio apelativo, mas descartes foi mais ainda ao afirmar ser possível, mas apenas inimaginável, deus quebrar a lógica);

Apesar de rico o debate, a minha inclinação tende a não existência pelo simples ônus da prova. Ainda que se consiga achar soluções e impasses filosóficas para a onipotência divina, ainda temos um longo (senão infinito) caminho de evidências incontestáveis (especialmente materialísticas) até o dito cujo divino que 3 bilhões de pessoas juram existir e querem que todo mundo o adote por que sim.

Algumas pessoas desvendam o quarto escuro tateando e registrando suas características, é irrelevante pra elas considerar a alegação de um suposto gato preto neste quarto cujas a possíveis inferências do mesmo não estão disponíveis irrefutavelmente.

Responder à discussão

RSS

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2018   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço