Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Entendendo o conceito de "Aleatoriedade" na Teoria da Evolução das Espécies.

Tentando "desenhar", para cristãos e religiosos, de um modo geral, o conceito de "aleatoriedade" em Evolução. . . 
.
A "aleatoriedade" não é de 100%. . . Está mais para uma "Flexibilidade aleatória". . . Dou um exemplo figurativo: Um coqueiro bem alto. . . Ele pode ser relativamente balançado pelo vento em qualquer direção aleatória, mesmo, e se manterá como coqueiro, reproduzindo suas sementes (cocos), enquanto sua raiz estiver presa ao chão e, enquanto o vento não for tão forte a ponto de derrubá-lo. . . 
.
Com as mutações genéticas, guardando-se as devidas proporções, é a mesma coisa. . . A "aleatoriedade", devido a fatores internos ou externos, químicos ou físicos, no momento exato em que um cromossoma estiver se duplicando, NÃO É DE 100%, mas pode, perfeitamente, ser de 0,00000001%, digamos, o suficiente, para produzir, ao longo de milhares de anos, algumas pequenas mutações genéticas escalares e periféricas, DE FATO, DE FATO, DE FATO, ALEATÓRIAS, MAS, MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, DENTRO DESSA PEQUENA FAIXA, suportável de, digamos, um "vento biológico", batendo no nosso "coqueiro-DNA". . . Isso dentro das condições oferecidas pelo meio ambiente, NO MOMENTO EXATO DE SUA DUPLICAÇÃO. . . Esse é o primeiro fator determinante da Evolução.
.
A duplicação do DNA, produz, apenas, possíveis e eventuais "CANDIDATOS" À UMA "VAGA" NA CADEIA EVOLUTIVA. . . 
.
As intempéries oferecidas pelo meio ambiente, são o segundo fator determinante para a Evolução: Elas é que vão determinar se aquele possível "CANDIDATO", em particular, SERÁ APROVADO e apto a continuar se reproduzindo, ou não, SEJA COMO INDIVÍDUO, FAMÍLIA OU SEJA COMO ESPÉCIE.
.
Cada novo indivíduo, ao nascer, querendo ou não, acreditando ou não, mas, tem de passar, obrigatoriamente, por esses dois crivos evolucionários, para poder fazer parte da cadeia evolucionária geral.
.
As diversas espécies que temos no planeta, são, consequentemente, o RESULTADO GERAL E POSSÍVEL, desses, digamos "TESTES NATURAIS" oferecidos À VIDA, a cada instante, pelas condições ambientais, ao longo do tempo, . . . COMO UM TODO. . . 
.
A vida, portando, em si, é assim, um fenômeno único, como um GRANDE RIO escorrendo, se esgueirando, se desviando e fazendo suas curvas, do jeito que pode, POR TODO O PLANETA. . . Espero ter ajudado.

Exibições: 73

Responder esta

Respostas a este tópico

É o espaço Cartesiano Coordenado com um número suficiente para resistir aos ventos sem perecer até que surja um novo implemento capaz de suportar a um vento maior. Mas seria a aleatoriedade a função principal?

Todo organismo tem uma quantidade de descendentes limitado, passivos de mutação. A conta é:

Quantas mutações favoráveis a certa necessidade evolutiva ocorreram sobre, quantas podem ocorrer no geral. Se pensarmos que as soluções sejam da ordem de menos de dez e que as possibilidades sejam maiores do que um bilhão, teremos algo por volta de uma em cem milhões. Então, a cada cem milhões de coqueiros concomitantes ou em épocas e gerações diferentes, surja um com a sorte ideal, ainda teremos que considerar se não morrerá antes de passá-la à geração seguinte.

A questão do pescoço da girafa, se é comprido para beber água em função das pernas compridas, ou o inverso, mas independente disso, se o pescoço cresce em função de uma mutação, deveria existir também uma mutação capaz de aprimorar a musculatura cardíaca a fim de aumentar a pressão de bombeamento do coração; outra, para reforçar a parede dos vasos sanguíneos a fim de resistir essa maior pressão; outra, para diminuir a pressão quando a cabeça da girafa baixa a fim de não estourar-lhe o cérebro; outra para ampliar a capacidade de absorvição da quantidade maior de nutrientes digerida em função do alcance progressivo às copas das árvores que lhe dá mais quantidade; outra, para adaptar o sono do animal, já que dormir deitado com tamanha estatura implica em ficar vulnerável a ataques de predadores; outra, para fortalecer a musculatura das pernas e do corpo para suportar uma massa maior e talvez, mais uma centena de outras soluções satélites que ainda não cogitamos.

Com isso, uma  mutação só não gera vantagem e exige, para que seja positiva, uma quantidade de outras soluções paralelas para que redunde em vantagem anatômico-fisiológica.

Por isso, se a Teoria de Darwin com suas mutações está em voga, a de Lamarck, Teoria do Uso e Desuso, foi para o limbo, porém possui soluções que são muito coerentes diante da simples aleatoriedade, a qual se torna insuficiente para explicar a simultaneidade de vantagens que deveriam ser casuais e complementares a ponto de agirem como um pacote de medidas e não apenas, como mutação isolada que depende de uma prognóstico impossível de ser alçado casualmente.

Portanto, a Evolução é inegável e patente, mas possui ainda um vasto caminho para ser desvelada por completo, já que parece evidente que haja uma programação que se manifesta nessa simultaneidade de aspectos isolados  impelida por um algoritmo desconhecido, talvez, presente na própria seqüência das bases CTGA do ADN.

Responder à discussão

RSS

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço