Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

(O tópico abaixo é de autoria de Atena Vieira e só foi  publicado por mim aqui porque a autora não sabia como fazê-lo e, assim, me pediu que o fizesse. Convém ressaltar que está sendo submetido apenas para a apreciação dos colegas , não representando a opinião da administração). Segue o texto:

---------------------------------------------------

O assunto é meu conhecido já há bastante tempo, mas recentemente tomei conhecimento de um caso específico que me chamou a atenção por tratar-se do relato de um neurocirurgião, que até a data de seu coma, era um cientista cético e materialista como os demais e que acreditava que consciência era apenas uma ilusão criada pelo funcionamento bioquímico do cérebro.

Em 2008 o Dr. Eben Alexander foi levado ao hospital, já inconsciente, devido a uma meningite bacteriana (escherichia coli). Durante seis dias esteve em coma devido aos estragos causados pela bactéria em seu cérebro e também sedado por causa das convulsões que apresentava na chegada ao hospital e posteriormente quando a sedação diminuía.

Após seu restabelecimento refletiu muito sobre o que tinha lhe acontecido, enquanto em coma, procurando explicações científicas para o sucedido. Considerou e rejeitou como possíveis causas para sua experiência:

1) Programa do tronco cerebral primitivo

2) Recordação distorcida de memórias do sistema límbico

3) Bloqueio glutamato endógeno com excito-toxidade

4) DMT de despejo

5) Preservação isolada de regiões corticais do cérebro

6) Perda de neurônios inibitórios que levam a altos níveis de atividade entre redes neuronais excitatórias para gerar uma aparente "hiper-realidade"

7) A ativação do tálamo, gânglios basais e “tempestade de idéias” para criar uma experiência de hiper-realidade

8) Fenômeno reboot (reinicialização)

9) Geração de memória incomum através de vias visuais arcaicas. (http://www.naturalnews.com/037917_Proof_of_Heaven_afterlife_Creator... )          

Discutiu seu caso com colegas e finalmente nada encontrando que explicasse cientificamente o que lhe tinha ocorrido resolveu escrever um livro contando sua experiência, mesmo que isso lhe trouxesse o escárnio do meio científico, que chamou de “Proof of Heaven” (prova do céu).

Durante os seis dias em estado comatoso ele “viajou”, nas asas de uma borboleta acompanhado por uma linda moça de olhos azuis, por lugares lindos e de muita paz. “Finalmente Alexander entrou em um vazio infinito imenso, completamente escuro, mas também repleto de uma luz de um Orbe brilhante. Estava agora no núcleo. The Orb foi o seu companheiro, mas dentro do núcleo, permeando-o, era a Fonte, o Deus Criador. Através do Orbe, Deus revelou muitos segredos e mistérios da existência para Eben, conhecimento que ele recebeu instantaneamente e diretamente e armazenado sem memorização-conhecimento que o levará a uma vida inteira para processar.”(http://iands.org/news/news/front-page-news/970-esquire-article-on-e... )

A neurociência informa que para manter a consciência, a pessoa precisa ter o córtex e o tronco cerebral funcionando perfeitamente e esse não foi o caso do Dr. Alexander, pois “em seu coma foi mostrada atividade zero do cérebro superior. Ele somente foi mantido vivo pelo aparelho respirador e fluidos intravenosos. Os médicos assistentes logo concluíram que o Dr. Alexander iria morrer em questão de dias e que, mesmo que ele vivesse, seria um "vegetal" com função cerebral limitada. Estatisticamente, a taxa de mortalidade para pacientes com infecções de escherichia coli do cérebro é de 97%.” (http://www.naturalnews.com/037917_Proof_of_Heaven_afterlife_Creator... )

Há também um detalhe da estória que ratifica a experiência vivida pelo médico. Ele tinha sido adotado aos quatro meses de idade. Somente um ano antes do coma ele finalmente reencontrou seus pais biológicos e ficou sabendo que tinha tido uma irmã, mas que esta havia morrido há nove anos.

Após quatro meses da saída do hospital, o Dr. Alexander teve acesso a uma fotografia da irmã falecida e, para seu espanto, nela reconheceu a moça que o tinha acompanhado na asa de borboleta durante a experiência EQM.

“Cada experiência de quase-morte é única, mas há uma série de elementos comuns. A maioria das EQMs têm algum subconjunto desses elementos: a sensação de paz e ausência de dor, um sentimento de ser separado do corpo físico, uma transição para um nível mais alto (por vezes através de um túnel), estar em um lugar paradisíaco de beleza esmagadora , encontrando entes queridos falecidos, estar na presença de um ser de luz ou de algum outro ser espiritual, ter uma revisão de vida, sendo transportado para um local de puro Amor e de Sabedoria, atingindo uma barreira ou sendo dito você deve voltar e, finalmente, voltando para o corpo físico.”(http://iands.org/news/news/front-page-news/970-esquire-article-on-e... ) A experiência EQM do Dr. Alexander mostra alguns desses elementos.

É importante notar que os acontecimentos durante a EQM são interpretados pelos sujeitos de acordo com suas crenças e vivências pessoais. O Dr. Alexander interpretou o Orbe como Deus e o espaço onde se encontrava como céu. Embora não fosse religioso, não podemos esquecer que seu país é profundamente influenciado pela religião cristã.

Pensem a respeito e tirem suas conclusões sobre a veracidade ou não da vida após morte.

Exibições: 659

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Paulo...

Não nunca "peguei", muito menos fumei um baseado, sempre fui muito brega com relação a isto, mas fui antigamente um alcoólatra de beber cana com tinta de caneta. rsrsrsrs...

Hahahahahahahaha... Essa eu nunca tinha ouvido... Rsrsrsrs... Vou experimentar.

-----------------------------------

Falando sério, também, quanto a parapsicologia, tenho minhas dúvidas, não estudo, fico em cima do muro, num perfeito "statu kuo", por sinal postei ainda há pouco, um link científico, que deve ser sua área talvez.

Dei uma olhada no seu link. Blogs e matérias sobre o assunto infestam a internet. Mas não há nenhuma explicação científica para isso, até agora só pseudo ciência mesmo. Eles pegam a física quântica, usam todas as dúvidas que ainda temos sobre ela e simplesmente teorizam tendenciosamente criando argumentos. Ao menos foi isso que eu vi até agora...

...Eu tive um colega de comunidade no orkut que só postava coisas sobre o assunto, mas era só mais um cacheiro também... Rsrsrsrsrs... Começava bem, depois se enrolava na hora de apresentar alguma prova empírica... É a fé deles, cabe a nós respeitar...

Só não da pra respeitar esse tipo "prova empírica" de materialização de um espírito:

lord learsi:

Eu gostaria muito de ser uma pessoa com fé. Se o fosse, já estaria curada de um problema na coluna que estou enfrentando atualmente. Com todo o conhecimento que tenho de assuntos chamados "ocultos", se eu tivesse fé, estaria num patamar sobrehumano. meu ceticismo é que não me deixa seguir adiante.

O que eu digo e sei é produto de experiências pessoais, o que não as invalida de forma alguma, até porque tenho treinamento científico e conhecimento do psiquismo humano que não me deixa "viajar na maionese". rsrs

Não desvalorizo a ciência, mas  como a mesma fincou pé (com raras exceções) na visão cartesiana, confio também no que sei por outras fontes. Se os cientistas tivessem mentes abertas, a pesquisa desses assuntos já estaria bem adiantada, o problema é que eles acham que alguns assuntos pertencem ao reino do sobrenatural (coisa que não existe).

O ser humano não é só o seu corpo. No artigo indicado pelo Paulo, esta frase resume bem o assunto: "É a consciência que cria o universo material, e não o contrário."

Ou ainda: "Na verdade, a consciência existe fora das restrições de tempo e espaço. Ele é capaz de estar em qualquer lugar: no corpo humano e no exterior da mesma. Em outras palavras, é não-local, no mesmo sentido que os objetos quânticos são não-local."

O autor da publicação está no caminho certo. Vale a pena você ler o artigo.

Lord Learsi de Veneta!

Essa prova fotográfica é de lascar. Photoshopp (sei lá como se escreve), ou armação de fato, quem quiser que acredite.

Saudações.

Lord Learsi de Veneta disse:

Olá, Paulo...

Não nunca "peguei", muito menos fumei um baseado, sempre fui muito brega com relação a isto, mas fui antigamente um alcoólatra de beber cana com tinta de caneta. rsrsrsrs...

Hahahahahahahaha... Essa eu nunca tinha ouvido... Rsrsrsrs... Vou experimentar.

-----------------------------------

Falando sério, também, quanto a parapsicologia, tenho minhas dúvidas, não estudo, fico em cima do muro, num perfeito "statu kuo", por sinal postei ainda há pouco, um link científico, que deve ser sua área talvez.

Dei uma olhada no seu link. Blogs e matérias sobre o assunto infestam a internet. Mas não há nenhuma explicação científica para isso, até agora só pseudo ciência mesmo. Eles pegam a física quântica, usam todas as dúvidas que ainda temos sobre ela e simplesmente teorizam tendenciosamente criando argumentos. Ao menos foi isso que eu vi até agora...

...Eu tive um colega de comunidade no orkut que só postava coisas sobre o assunto, mas era só mais um cacheiro também... Rsrsrsrsrs... Começava bem, depois se enrolava na hora de apresentar alguma prova empírica... É a fé deles, cabe a nós respeitar...

Só não da pra respeitar esse tipo "prova empírica" de materialização de um espírito:

Meu caro amigo Paulo Rosas, vc é um participante que enriquece o conteúdo do site com os assuntos que vc traz para discussão. Mas nesse, realmente vc se superou! EXCELENTE matéria que, embora seja um tema já a algum tempo em debate no meio científico, encontra-se sempre atual (e assim continuará até que se chegue a algum resultado conclusivo).

Não é ainda um assunto de alcance popular, ao menos aqui pelo Brasil. De qualquer forma, já serve para alguma reflexão.

Parabéns!

Abs. 

Paulo Rosas Moreira disse:

Ivo e demais Companheiros, ligados ao assunto!

Encontrei um link tratado do assunto cientificamente, e o estou trazendo para leitura e análise dos que se interessam pelo tema. 

Eu sou destituído de conhecimento para tecer algum comentário sobre o link , mas por aqui há quem seja capaz.

Os cientistas afirmam que a teoria quântica prova Consciência se de...

Saudações irreligiosas.

Olá, Atena...

"É a consciência que cria o universo material, e não o contrário."

Isso é uma mera afirmação, não é ciência.

-------------------------

Ou ainda: "Na verdade, a consciência existe fora das restrições de tempo e espaço. Ele é capaz de estar em qualquer lugar: no corpo humano e no exterior da mesma. Em outras palavras, é não-local, no mesmo sentido que os objetos quânticos são não-local."

Não há nada que prova isso até agora. Não é porque os cientistas não tem "cabeça aberta", mas é porque o que já foi feito é sempre tendenciosos e insuficiente. Como não há como provar, a ciência obrigatoriamente precisa abandonar. São meras especulações que não tem nenhum indício, só o pressentimento dos humanos de que eles podem ultrapassar os limites do seu cérebro físico. No entanto, como já demonstrei, o cérebro modifica o ser quando alterado/lesionado, se modifica o ser quando alterado/lesionado, qualquer coisa que eventualmente sobrasse na sua ausência seria outro ser. Em se tratando de você e eu, o que sobraria depois de nosso cérebro seria outra coisa que não é o nosso ser. Sendo assim, ainda que haja algum vestígio de alguma coisa (que ninguém sabe o que é)  além da vida, essa coisa que sobraria de mim ou de você não seria nem eu e tão menos você. Em suma, não existiremos além de nós... Rsrsrsrs...

Num justo apelo a autoridade, porque estamos falando de ciência, eu não me lembro de nenhum cientista que nos últimos tempos ganhou algum nobel fazendo algum estudo sobre consciência além da vida. E os que escrevem e estudam sobre (vendem muito, mas com a ciência não colaboram em nada), não conseguem demonstrar e as experiência não podem ser repetidas em outros lugares por outras pessoas, o que transforma sim o assunto em uma pseudociência.

Você pode até dizer que não tem fé, mas não há motivos científicos para acreditarmo em consciência além da vida, só a fé mesmo. Se não for pela fé, minha amiga, então demonstre empiricamente (cientificamente) que há consciência além da vida.

------------------------------------------

O autor da publicação está no caminho certo. Vale a pena você ler o artigo.

Se for para falar da fé dele, ele está sim no caminho correto. Em se tratando de ciência, não, não tem nada de ciência ali. Basta observar essas citações do dr. Hameroff:

“A informação quântica contida neles não é destruída, não pode ser; apenas se distribui e se dissipa pelo universo.”

“Se o paciente morre, é possível que a informação quântica possa existir fora do corpo, talvez de modo indefinido, como uma alma.”

Podemos perceber que não tem nada aí que escape de uma mera "opinião". Opinião não é argumento nem prova de nada. E apelar a autoridade científica dos que falam sobre o assunto, enquanto eles não fazem uso da metodologia científica para demonstrar o que dizer, é a mais pura desonestidade.

A situação aqui é simples: 1) Não sabemos quase nada sobre física quântica. 2) Temos muitas dúvidas acerca da consciência.

Olha a conta que esses "feras" fazem... Rsrsrs... 1+2 = Física quântica deve ter alguma coisa a ver com consciência.

GENTE, ISSO NÃO SIGNIFICA ABSOLUTAMENTE NADA!!!

Isso, para um cético, é mais do que o suficiente para permanecer um pé atrás sobre o assunto. Daí quando a gente não vê nada demonstrável, acabam as chances de dar alguma credibilidade a esses homens (que vendem muitos e muitos livros) que afirmam muito e não provam nada.

Um dos pilares da nossa ciência é David Hume, e o que ele diz sobre esse tipo de caso? Veja só:

"Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias." – Hume

Enquanto não trouxerem as provas extraordinárias, nada disso passa de mera especulação, e do tipo ruim: – Infundada.

Mostrei pra vocês que os médicos conseguiram se comunicar com paciência em estado vegetativo por intermédio do mapeamento da atividade cerebral... Ninguém ligou... Rsrsrsrs...

Querem crer, acreditem... O que não mata engorda.

Olá, Ivan...

Eu não sei se os dois anos consecutivos que passei estudando metodologia científica não me serviram de nada, mas eu não vi nada de excelente (em se tratando de ciência) no texto que nosso amigo Paulo trouxe.

Se tiver paciência, poderia me explicar onde é que as especulações do dr. Lanza e dr. Hameroff tem algum embasamento científico.

Se for explicar, vá com calma, de física quântica eu entendo muito pouco.

Até mais!

Dr.Ivan C.Santos!

Obrigado por suas palavras, na realidade esforço-me em ser útil ao Irreligiosos, onde percebo o interesse do grupo em esclarecer aos demais e eu estou como se diz, "dentro",  porquê também aprendo com todos.

Saudações.

Ivan C. Santos disse:

Meu caro amigo Paulo Rosas, vc é um participante que enriquece o conteúdo do site com os assuntos que vc traz para discussão. Mas nesse, realmente vc se superou! EXCELENTE matéria que, embora seja um tema já a algum tempo em debate no meio científico, encontra-se sempre atual (e assim continuará até que se chegue a algum resultado conclusivo).

Não é ainda um assunto de alcance popular, ao menos aqui pelo Brasil. De qualquer forma, já serve para alguma reflexão.

Parabéns!

Abs. 

Paulo Rosas Moreira disse:

Ivo e demais Companheiros, ligados ao assunto!

Encontrei um link tratado do assunto cientificamente, e o estou trazendo para leitura e análise dos que se interessam pelo tema. 

Eu sou destituído de conhecimento para tecer algum comentário sobre o link , mas por aqui há quem seja capaz.

Os cientistas afirmam que a teoria quântica prova Consciência se de...

Saudações irreligiosas.

Ivo S. G. Reis !

Não é minha praia, eu diria, mas trata-se de um tema estreitamente ligado ao seu tópico, agora sob um olhar científico, que trago a baila porque haverá de existir interessados no assunto.

http://www.duniverso.com.br/cientistas-comprovam-reencarnacao-humana/

Saudações irreligiosas.

Em 2002 fiquei em coma durante 13 dias. Não lembro de absolutamente nada durante esse período. Tenho algumas paranormalidades, dentre elas, percepção pré-cognitiva, vulgo vidência. 

Responder à discussão

RSS

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:

Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos

(Clique aqui para saber como!)

Enquete Jesus Cristo

Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

• Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz