Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

 


Em 1932 o Brasil vivia sob o regime implantado pelo golpe de 1930, e os  Paulistas, sobretudo os dirigentes do PRP- Partido Republicano Paulista, não se conformavam com o resultado da Revolução de 1930.

 


A nomeação de um não paulista [João Alberto] como interventor de São Paulo,  foi a gota  d’água para o desencadeamento de uma grande propaganda contra o governo  federal, na qual se destacavam lemas como:

- “São Paulo conquistado!!”, “São Paulo dominado por gente estranha!”,  “Convocação imediata da Constituinte!”, “Tudo pela Constituição!” etc…  etc…



A onda de agitação e descontentamento prosseguiu, e mesmo diante da promessa de eleições, nova  Constituição e a nomeação de interventor paulista para São Paulo, o Estado se levanta contra a Revolução de 30.



A Maçonaria participou ativamente da Revolução de 1932, como outrora, já havia atuado nos destinos de nossa nação, e sempre discretamente deixando sua marca.



Já a partir do início de 1931, da pena do advogado, jornalista e tribuno Ibrahim Nobre, maçom da Loja Fraternidade de Santos, saia à críticas mordazes contra o golpe e a situação social, que eram publicadas no jornal paulista “A Gazeta”.



No início de 1932, o pensamento da população de São  Paulo seria cristalizado na expressão “Civil e Paulista”, repetida pelos meios de comunicação, externando o desejo de ter um interventor federal que não fosse militar e que fosse de São Paulo.



A 3 de março, ouvindo o clamor dos paulistas, o ditador nomeava, para o cargo, o embaixador Pedro de Toledo, Maçom, ex-Grão-Mestre do Grande Oriente Estadual (1908-1914), o qual  assumiria no dia 7. Essa 
indicação, todavia, não serviu para aliviar o mal estar e a tensão reinantes em diversos pontos do país, começando, dessa maneira, a fermentar a revolta.



As reuniões preparatórias do movimento foram levadas a efeito na sede do jornal “O Estado de S. Paulo”, pelos maçons Américo de Campos (Loja América), Francisco Rangel Pestana (Loja América), Manoel Ferraz de Campos Salles (Loja Sete de Setembro) e José Maria Lisboa (Loja Amizade).



Nessa época, o jornal já era dirigido pelo Júlio de Mesquita Filho (Loja União Paulista), que era um dos principais líderes do movimento.



O estopim da revolta já havia sido aceso a 23 de Maio 1932, quando durante uma  manifestação na Praça da República, alguns jovens – MARTINS, MIRAGAIA,  DRÀUSIO e CAMARGO, cujos nomes deram origem ao M.M.D.C. foram  mortos pela polícia política da ditadura.


São Paulo já possuía um governante civil e paulista, de modo que a grande reivindicação foi mesmo a  promulgação da nova constituição.



Em reunião realizada no dia 7 de julho, com a presença de Francisco Morato, General Ataliba Leonel, Sílvio de Campos, Coronel Júlio Marcondes Salgado e General Isidoro Dias Lopes, ficou decidido que o levante aconteceria no dia 20, sob o comando de Isidoro e do coronel Euclides Figueiredo. Pedro de Toledo ainda tentou evitar a revolta, mandando seu genro ao Rio de Janeiro, no dia 8, para conferenciar com Vargas.



Todavia, em nova reunião, nesse dia, resolveu-se deflagrar o movimento no dia 09, antes que chegasse a São Paulo o Gal. Pereira de Vasconcellos, para assumir o comando da 2ª  Região Militar.

 


A 9 de julho, um sábado, a revolta constitucionalista estava nas ruas. O movimento eclodiu às 11:40h , sob o comando de Euclides Figueiredo, com a tomada do Q.G. da 2ª Região Militar. No mesmo dia, às 23:15h , as sociedades de rádio eram tomadas por civis.

 


No dia 10, o interventor Pedro de Toledo era aclamado, pelo povo, pelo Exército e pela Força Pública, como  Governador de S. Paulo!!!


A 14 de julho, convocada pelo Grão-Mestre estadual de S. Paulo, José Adriano Marrey Júnior, houve uma reunião dos Veneráveis das Lojas da Capital.  Nessa reunião, foi solicitado o apoio das Lojas à causa paulista, o auxílio às famílias dos maçons, que tivessem seguido para as frentes de batalha, e a colaboração de todos os maçons, que pudessem tomar parte, de alguma maneira, nessa luta por São Paulo.


Mas os Paulistas ficaram sós, não houve adesão das outras oligarquias dos demais Estados. Deixados sozinhos, na luta pela Constituição e pelo Brasil, os combatentes de S. Paulo, sem o esperado apoio de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e, sem os recursos necessários, iriam resistir apenas durante três meses.



O bloqueio do porto de Santos e a grande concentração de forças federais, vindas de todos os Estados, venceram a resistência dos soldados paulistas, graças ao esgotamento de seus recursos.



Getúlio vence a Revolução, mas mesmo assim o governo percebeu que era difícil governar sem as oligarquias paulistas. Para não  perder o poder, Vargas convoca uma Constituinte visando a conciliar as diversas tendências.

 


Em julho de 1934, foi promulgada a nova Constituição brasileira, pela qual lutara S. Paulo e a Maçonaria em 1932.

 


Seria bom lembrar que o General Ataliba Leonel, ícone da Revolução, foi o primeiro Venerável  da Loja Cavalheiros  do Sul  ( 1901),  tendo vivido por muito tempo em Piraju, onde faleceu  no dia 29 de Outubro de 1934 deixando  vários descendentes. O tumulo onde foi sepultado no cemitério da cidade, é uma obra de arte,  tombado pelo patrimônio histórico  Pirajuense.

Exibições: 554

Respostas a este tópico

Ué parece que não teve resposta

sou paulista e filho de mineiros nesta revolução teve um entreveio entre os dois estados

me parece que os maçõns tiveram na história do brasil uma certa importância grandes nomes de nossa politica éram maçõns me parece que d. pedro e grandes nomes da republica como também vários padres

aqui onde reside são caetano um dos melhores prefeitos chamado tortorelo me parece que éra grão mestre que deus o tenha fez um excelente trabalho é uma das melhores cidades do país graças a administração

pelo que sei não é uma religião pois tem em seus quadros gente de todas as crenças , não tem mulheres (não sei agora) e por ser uma sociedade secreta acaba fazendo com que as pessoas tenham eles como satanistas ou tentando dominar o mundo

tenho alguns amigos maçõns posso afirmar com segurança que não tem nada de errado com eles são pessoas de um alto grau de inteligencia e sabedoria vamos dizer que da gosto de se conversar

abçs

Luis, a maçonaria não é mesmo uma religião e sim um grupo de estudos esotéricos e estudos políticos.

A maioria dos grandes nomes de nossa política são ou eram maçons.

Tem  muito pastor evangélico que no culto fala mal da maçonaria, mas é maçom.

Temos muitos empresários e artistas maçons.

Um satanista não pode ser maçom, pois uma das regras principais é acreditar em deus e os satanistas são ateus, não acreditam em nenhum tipo de divindade e/ou demônios.

O povo, dada sua grande ignorância, tende a difamar aquilo que não conhecem.

Concordo com você, é muito gratificante conversar com maçons de um determinado grau em diante.

Abraços

Muito bom este post Gilberto é bom conhecer um pouco de nossa história

abçs

Olá, Gilberto e Luis

Eis a minha opinião, sobre  MAÇONARIA, modéstia à parte com conhecimento e experiência do assunto em foco.

http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2010/10/maconaria-os-segredo...

Um Tríplice e Fraternal abraço a todos

Oiced Mocam (ambigrama)

Oiced, o que está escrito no texto do link que você enviou é exatamente o que é esta instituição.

Me interessei em pesquisar sobre o assunto depois de ouvir muitos evangélicos mau informados falarem os piores absurdos.

Pesquisei em diferentes sites e fui procurar conhecidos maçons para falar sobre o assunto.

Tem diversas informações sobre a maçonaria e seus rituais em meu blog, que complementam seu texto.

Eis o link: http://www.gibanet.com/category/religiao/maconaria/

Obrigado por sua valiosa colaboração.

Um grande abraço

 acho que os senhores não entenderam nada um ateu , não acredita nem em satã porque tudo começou com seus amigos catolicos que inventaram o jesus bonzinho que não era; é so procurar na biblia; como nós ateus não  temos religião como não a lugar pra deus , muito menos pro diabo saudações irreligiosas

RSS

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço