Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

A Bíblia sabia da redondeza da Terra antes mesmo da ciência! Sabia?

Cristãos fundamentalistas, pastores e sacerdotes costumam fabricar e disseminar vários argumentos falaciosos para tentar dar credibilidade à Bíblia e, assim, "fortalecer a fé" dos fiéis. Este é só mais um deles, embasado na tradução equivocada e forçada de um versículo em Isaías 40.22 que, segundo os cristãos fundamentalistas, teria esta tradução:

40.22 “Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;” (ARC)

Ocorre que a tradução correta do versículo é:

40.22 Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

As explicações de como e por que isso ocorreu, o leitor poderá ver no ensaio "A Bíblia sabia da redondeza da Terra antes mesmo da ciência - a pá de cal sobre o argumento", clicando aqui

O ensaio analisa 12 diferentes versões de traduções bíblicas em língua portuguesa, 5 em língua inglesa, 6 em espanhol, uma em francês, uma em hebraico, discorrendo sobre as diferenças entre elas, apresentadas numa tabela comparativa. Explica a evolução das traduções bíblicas, analisa o dicionário hebraico e explica os porquês de não poderem ser admitidas certas traduções. Tece também algumas considerações sobre as visões que os antigos tinham sobre a Terra, comparando-as com a visão científica e conclui, como era esperado, pela falácia do argumento e que a visão do profeta Isaías era sim a de uma terra  plana e circular, mais ou menos parecida com a de uma pizza ou um disco.

Exibições: 3614

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Ivo S. G. Reis em 10 fevereiro 2016 às 21:56

Assis:

Muito oportuna e coerente esta sua observação: "[...]E se a Bíblia descrevesse realmente a esfericidade da Terra, Galileu não teria sido quase queimado porque afirmou que a Terra é redonda e gira em torno do Sol.". De fato, esta observação, independentemente de ser combinada com outros argumentos, prova que a afirmação "A Bíblia sabia da redondeza da Terra antes mesmo da ciência"  é falaciosa.

Ora, se à época de Galileu a Igreja sequer aceitava o heliocentrismo, como supor que cerca de 700 anos antes de Cristo (época em que teria vivido o profeta Isaías) soubesse que a Terra era redonda e que girava em torno do Sol? 

Os cristãos são tão fanáticos que nem se dão conta dessas incoerências.

Saudações Irreligiosas!

Comentário de Assis Utsch em 10 fevereiro 2016 às 19:37

  "Ele [Deus] é o que está assentado sobre a redondeza da terra, ...". (Is, 40.22).

Ocorre que essa redondeza é apenas aquela visão do  horizonte, quando o firmamento parece descer à Terra, o que é uma observação meramente intuitiva. E se a Bíblia descrevesse realmente a esfericidade da Terra, Galileu não teria sido quase queimado porque afirmou que a Terra é redonda e gira em torno do Sol.

(Assis Utsch, autor de O Garoto Que Queria Ser Deus)

Comentário de Hideo Kamioto em 10 janeiro 2015 às 16:37

Cobras falantes, espíritos imundos encarnados em porcos, mar que se abre para os protegidos de Moisés passarem, Sol que para um dia, sons de trombetas que derrubam muros de fortalezas, Arca de Noé, com um casal de cada animal da Terra, homem que caminha sobre as águas e que depois de morto ressuscita e reaparece para seguidores... Essas e outras tantas ... (o quê?) mais são cridas pelos cristãos. Ora, para quem crê nessas coisas, não seria difícil acreditar que a Terra era plana e que era o Sol que se movia ao seu redor.

Não vamos só culpar a ignorância e a falta de informação dos povos daquelas épocas porque -acreditem se quiser -, ATÉ HOJE EXISTEM PESSOAS (EM SUA MAIORIA, CULTAS) QUE DEFENDEM A TEORIA DA TERRA PLANA. E para quem acha que estou chutando, aqui vai o link do site "The Flat Earth Society" (Sociedade da Terra Plana), fundada em 1956, e existente, até hoje, na cidade de Lancaster (California, USA).

Esse é mais um forte argumento para demonstrar que os antigos criam sim que a Terra era plana e que a tradução do versículo em Is 40.22, usando a expressão "globo terrestre" não existe, porque ia contra a crença geral. A tradução "globo terrestre", no versículo de Isaías, é forçada e falaciosa, para disseminar uma afirmação inverídica. Os cristãos não sabem mais o que fazer para justificar a Bíblia.

Abraços a todos e parabéns ao autor pela matéria.

Comentário de samuel tavares de lira em 5 janeiro 2015 às 10:37

Bom Dia Ivo!

Realmente, a dúvida que instiga à investigação deveria ser a mesma que instiga ao aprendizado e retenção daquilo que é bom. Quando falei sobre os ensinamentos da Bíblia que deveriam ser praticados pela ICAR e por todos os que se dizem cristãos, me referia aos bons e úteis ensinamentos, pois a própria Bíblia ensina a diferenciá-los e praticá-los.

Os maus exemplos existem para que possamos conhecer o que não devemos fazer, mas muitos preferem ignorar o conhecimento e se enredar nos erros com a desculpa de que somos apenas humanos, viscerais, egocêntricos e outras coisas que não convém citar. Somos muito mais que isso tudo, somos seres capazes de dominar nossos sentimentos e desejos e isso de forma racional.

Infelizmente a maioria dos seres humanos acham que, para se alcançar a felicidade, é necessário fazer isso em detrimento da felicidade alheia, que tirar vantagem e sempre se beneficiar é o melhor negócio. Muitos praticam a injustiça e a corrupção como se isto fosse certo e praticam a mentira como se fosse verdade.

A Bíblia mostra e exemplifica cada um destes atos e previne para as consequências, mas o ser humano é, na verdade, um ser teimoso e, enquanto não colhe as agruras dos seus atos, acha que está tudo bem. Entre todas as doutrinas e fontes de conhecimento que busquei nestes meus anos de vida, não encontrei nada melhor do que o que está na Bíblia.

As religiões espalhadas pelo mundo estão convergindo para uma única força que se apresentará muito em breve e quando isso acontecer muitas coisas serão impostas, aí muitos começarão a olhar para a Bíblia com o olhar do que realmente Ela representa como livro profético. Quem viver, verá!!

Um forte abraço!!

Comentário de Ivo S. G. Reis em 2 janeiro 2015 às 13:31

Caro Samuel:

A esta distância dos fatos, já não é tão seguro nem tão imprescindível saber quem está com a verdade em relação à interpretação do versículo. O importante é conhecer as divergências e polêmicas em torno da tradução e interpretação contextual e estabelecer que a conclusão de algumas correntes cristãs não é pacífica. E isso foi feito. Você leu o ensaio, foi atrás, pesquisou e deve ter concluído que a afirmação cristã no sentido de que a Bíblia sabia da esfericidade da Terra é falaciosa ou, se não, um grande equívoco de tradução. E isso, colega, é o que importa.

Quanto a esta última parte do seu comentário "Quanto a ICAR se dizer a única capaz de traduzir e interpretar a Bíblia, eles deveriam é seguir os ensinamentos que Nela contém e não ficar se achando os melhores do mundo quando na verdade não passam de um grupo de latifundiários e acumuladores de riquezas.",  concordo com quase tudo o que disse, exceto pela parte grifada. Se a Igreja seguir ao pé da letra os ensinamentos da Bíblia (alguém consegue?) e recomendar isso convencendo os fiéis a praticá-los, o mundo vira um caos e a humanidade se autodestruirá. Ainda bem que não tiveram sucesso total nisso.

Um bom Ano Novo para você e os seus, com novas conquistas e progresso espiritual! Continue em nossa família, não importando as ideias que defenda, pois você também é um dos nossos, ainda que da "ala oposicionista" (rs,rs,rs,rs).

Abraços!

Comentário de samuel tavares de lira em 2 janeiro 2015 às 7:22

Bom dia Ivo!

Um ótimo começo de ano para você e os seus!

Achei muito interessante o ensaio e, a interpretação, pode ser a que foi sugerida. Entretanto nada disso muda a mensagem original da Bíblia que é o amor ao próximo e a volta de Jesus para restaurar esta terra. Acredito que palavras e traduções se perdem e se alteram com o tempo e é muito bom ver que muitas pessoas estão alcançando mais conhecimento sobre tudo que nos rodeia, o que passou e o que podemos buscar. 

Infelizmente, para vocês ateus, isso não torna a Bíblia um livro falso ou mentiroso, mas mostra que o homem pode dar várias interpretações ao que se escreveu por outros e há muito tempo. Quanto a visão Bíblica da forma da terra, isso também é uma especulação de vossa parte, pois assim como não podemos dizer que ela era redonda, o círculo mencionado por Isaías não representa a figura que foi mostrada nesse ensaio, é apenas um divagação. 

A palavra mencionada (duwr)דור, significa "geração" e não bola e círculo (חוג) chuwg é diferente de circuito (המעגל), como posto em seu ensaio, assim como compasso (למדוד). As palavras: redondo (סיבוב), redondeza (עֲגַלגַלוּת), circunferência (היקף), também possuem suas traduções específicas. Na tradução mais próxima , pegando a última parte do texto, temos: "habitantes do círculo" e, um dos significados para isso é: "Grupo de indivíduos pertencentes a algum campo de atividade ou ligados por algum interesse ou sentimento comum". Isso pode sugerir que o profeta Isaías se referia a um grupo e não a forma da terra, portanto, nem os cristãos estão certos, nem vossa senhoria. Como o próprio mencionou em seu ensaio, a palavra globo não existia no hebraico, será? globo(עולם), esfera (תחום), arredondado (מעוגל), pois se foi escrito um livro inteiro nesse idioma, quem garante que estes verbetes não eram muitos mais do que pensamos?

Da mesma forma , sabemos que em determinados idiomas, dependendo do tempo e costumes, certos termos quando colocados juntos podem representar uma coisa muito particular e peculiar ao povo daquela época, assim como as palavras separadas podem ter um significado diferente. É necessário conhecer profundamente os costumes e termos praticados, assim como a linguagem. A Bíblia foi escrita em Aramaico e posteriormente o Hebraico, que é uma das línguas originadas por este, foi a mais usada e com certeza muita coisa se perdeu ou se modificou.

Quanto a ICAR se dizer a única capaz de traduzir e interpretar a Bíblia, eles deveriam é seguir os ensinamentos que Nela contém e não ficar se achando os melhores do mundo quando na verdade não passam de um grupo de latifundiários e acumuladores de riquezas.

Um forte abraço!

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço