Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Por que os porcos chafurdam na lama ? (artigo de Gentil Lopes da Silva, atualizado e recomendado) - debatam!

Nosso colega Gentil Lopes da Silva, que assim se descreve em seu perfil "Sou engenheiro, mestre em matemática, professor universitário e escritor. Tenho vários artigos combatendo as religiões e mais três livros escritos sobre o gênero", atualizou mais uma vez seu excelente artigo "Por que os Porcos Chafurdam na Lama?", depois de ler a matéria da colega Divina sobre os pastores mais ricos do Brasil. Em outra oportunidade, mais especificamente, na segunda atualização do artigo, eu já havia recomendado aos colegas a sua leitura mas, infelizmente, tal recomendação não surtiu o efeito esperado, provavelmente porque o artigo (muito longo) veio como anexo, em arquivo PDF e todos sabemos a resistência que as pessoas têm quando precisam baixar um artigo para poderem ler. E a causa, na minha visão, só pode ser esta, porque a qualidade do artigo é excepcional, merecendo um profundo debate.

Para não privar nossos colegas dessa interessante leitura, resolvi mudar a estratégia, publicando vários excertos dos principais trechos e, ao mesmo tempo, a minha avaliação sobre o assunto. Indo mais além, mandarei um email-circular a todos os membros, chamando-os para o debate. O pensamento irreligioso, em assuntos dessa natureza, precisa ficar registrado.

Dito isto, seguem abaixo, alguns excertos dos trechos que achei interessantes e, ao final, o link completo para baixar o arquivo PDF, para quem desejar ler toda a íntegra do artigo. Eis os trechos que destaquei (os grifos são meus e os textos são "sic", ou seja, sem correções, salvo de formatação):

-----------------------------------------------------------------------------------

EXCERTOS DE "POR QUE OS PORCOS CHAFURDAM NA LAMA?"

[...] 

  1. " A razão nos diz que todos os igrejeiros são corresponsáveis  por todas as atrocidades cometidas, e ainda cometidas, pelas religiões. Se os porcos chafurdam na lama é porque a lama existe. (Gentil)"
  2. " [...] O que me causou certa indignação foi o jornalista ter deixado de fora da sua reportagem a principal causa “para o crescimento do protestantismo no país ”, que é nada mais nada menos que a CEGUEIRA de parte significativa da população brasileira. Ademais, se o Brasil é o maior país católico do mundo, isto é motivo de vergonha para nós brasileiros, significa tão somente que o Brasil abriga o maior número de cegos e analfabetos do mundo, espiritualmente falando."
  3. [...] uma das explicações para o crescimento do protestantismo no pais é que, enquanto o catolicismo ainda prega um olhar conservador de vida após a morte, em vez de riquezas terrenas, para o evangélico, especialmente o “neo-pentecostal”, ser próspero é uma vitória. A doutrina, conhecida como “teologia da prosperidade”, é o que marca a fundação das igrejas evangélicas de maior sucesso no Brasil.

  4. [...] 

    Cegueira universal
    Quando um autor escreve um livro, ou artigo, ele tem que optar por um de vários caminhos que se lhe apresentam em sucessivas “bifurcações”, pelo  menos este  é o meu caso. Para cada livro que escrevo e publico deixei de escrever dois outros, para cada artigo que escrevo deixei de escrever outros três:

    Com o presente artigo não foi diferente, neste momento encontro-me frente a uma bifurcação posta pela reportagem em pauta [Os pastores mais ricos do Brasil] e optarei por um dos caminhos. Nesta reportagem lemos sobre o “bispo” Edir Macedo, que encabeça a lista dos mais ricos: Edir Macedo - Fortuna: US $950 mihões.

  5. Há mais de dois anos venho anunciando na Universidade o meu livro “Exumação e Julgamento de Deus ”. Parece mentira: nunca vendi um único exemplar! . . .Em um ambiente universitário, enfatizo.

    Estive elucubrando sobre possíveis causas. A primeira que me ocorreu é que a universidade (UFRR) divide-se majoritariamente entre católicos e evangélicos. A segunda é que quando se está a sonhar um belo sonho − “vida eterna junto com os anjos, arcanjos, serafins e paraísos” − ninguém quer ser acordado e ainda ter que pagar para isto? . . . ´E pedir demais! 

  6. Pois bem, minha filha me pediu, em certa ocasião, para doar um exemplar do livro a uma amiga sua, eu o fiz. Algum tempo depois minha filha me traz a notícia de que sua amiga não havia lido o livro. Motivo: Estava com medo de perder sua fé, porquanto ela e sua família são católicas. Dias depois recebo uma carta desta sua amiga (que é universitária). Irei transcrever um trecho da carta.
    [. . .] Ganhei do senhor um livro intitulado "Exumação e julgamento de Deus" cujo autor chama-se: Gentil, o iconoclasta (de sua autoria, portanto). Não o li − ainda − e explicarei o porquê. Sou cristã católica. Não é do meu interesse ir de encontro a minha fé, haja vista ser uma teófila (amiga de Deus). O título é sinistro (risos). Não desprezo seu artigo, tampouco sou do índex para censurá-lo e queimá-lo, isso é coisa medieval. Portanto, não pense que deixei de lê-lo por indisposição ou desprezo, simplesmente me privei de tal leitura para não sentir dúvidas. Estou disposta a ler qualquer outra publicação sua que não trate de religião. Então? . . .Tadinha, isto me causa dó, ao constatar no que as religiões transformam nossos jovens, em verdadeiros fósseis vivos. Esta postura pode sem dúvidas ser representativa da maioria dos “universitários”. Ela não deu-se conta de que estar sim censurando meu livro e que, portanto, esta é uma postura medieval − segundo suas próprias palavras.

------------------------------------------------------------------------------------------

Vou parar por aqui. Pelos trechos destacados já possível perceber a qualidade e a profundidade do texto. Que os colegas avaliem!

Abaixo, o link clicável para download do PDF:

Por que os Porcos Chafurdam na Lama?

Saudações Irreligiosas!

Exibições: 477

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de celestial_immortal em 27 agosto 2015 às 20:06

*

Na verdade são comparados com os porcos as pessoas que se contentam com o alimento que é dado aos escravos, porque eles gostam de servir a homens.

Por se identificarem com a idolatria que se chama religião e crenças, quem está sujo, suje-se ainda, e quem for justo, faça justiça ainda. O deus ou divindade não existe.

Era necessário que houvesse religião e crenças para quem quer que se identifique com a idolatria

Era realmente necessário que houvessem as mudanças que foram feitas no que chamam de bíblia, a partir da versio vulgata, para que aquilo que chamam de bíblia estivesse num formato que pudesse ajuntar a todos, quer sejam bons peixes ou maus peixes, bodes, cabritos, ovelhas e outros.

*

Não existe criação e nem tão pouco evolução.

Eu não sou uma criatura, Eu não fui criado antes, e também não sou criado agora.

O que existe é uma justiça superior a qual vós não compreendeis. Tendem a achar que estou falando de um suposto criador que determina o desígnio dos homens.

Na verdade o desígnio, o tempo, e a realidade mudam conforme a nossa própria forma de agir.

*

 

Comentário de Moacir Almeida Rocha em 27 agosto 2015 às 19:05

Caro Gentil, esse artigo realmente é de uma grandiosa importância, infelizmente já sabemos que os religiosos são extremamente alienados e manipulados a milhares de anos e consequentemente são cegos, surdos, mudos e desinteligentes; "Digo desinteligentes para não chamá-los de burros, porque os animais burros são inteligentes naturalmente, por terem  intuição e percepção". Ultimamente cheguei as seguintes conclusões: todos religiosos acreditam em um deus fictícios e o pior de tudo é que, não acreditam em si mesmo, nos outros e em nada mais, dai se tornam perigosíssimos, eu particularmente sempre disse: "Tenho mais medo dos religiosos, do que  demônio, capeta, satanás, lúcifer, diabo, o inimigo e etc, etc". Por outro lado, o maior perigo é que eles se dizem sábios, ora! como podem ser sábios pessoas que  acreditam no invisível/fantasma?. Por outro lado, os religiosos temem a morte e temem a o maior mágico invisível do mundo chamado de deus.

Outro grande perigo que está acontecendo com a humanidade, principalmente com os religiosos; Estão confundindo "QI" de Intelectualidade, com o"QI" de inteligência, infelizmente as pessoas se acham inteligentes e aparentemente inteligentes, não sabendo que a inteligência humana é extremamente limitada porém, a intelectualidade é extremamente ilimitada, dizem os cristãos que deus é maior inteligente e o maior sábio do universo e que também deu sabedoria a todos, essa é uma das maiores mentira do mundo, deus é muito egoísta,  já que tem toda essa sabedoria, ficou toda pra ele, porque o que tem de gente desinteligente no mundo é incalculável.

Saudações Irreligiosas!

Comentário de Dauro Souza em 27 agosto 2015 às 18:27

Saudações!

Excelente artigo! Muito esclarecedor.

Acabei de ler um livro intitulado TIRANDO OS SAPATOS escrito por um rabino que conta sua jornada  com um grupo de pessoas e estudiosos convidadas pela Universidade de  Harvard através do caminho percorrido por Abraão, o que achei interessante nesse livro que faço um paralelo com esse artigo é a dificuldade das pessoas que seguem uma religião (judeus, católicos, evangélicos, etc...) literalmente tirarem os sapatos ou seja pisar em terras que podem se chamar estranhas e senti-las sem preconceitos e sem barreiras (no caso os sapatos) como disse o nosso estimado colega Gentil em seu artigo comparando com o livro que li é justamente o que coloca os religiosos na situação de  passarinhos presos onde querem apenas viver em sua gaiola ou apenas não querem tirar os sapatos sempre acomodados com suas convicções.

Precisamos de mais mentes pensantes, mais pessoas dispostas a ouvir, mais cabeças abertas nesse mundo só assim haverá mudanças.

Parabéns!

Comentário de Ivo S. G. Reis em 27 agosto 2015 às 15:24

Colegas:

O artigo do nosso dileto colega Gentil, foi escrito, segundo ele, em homenagem à sua genitora, falecida recentemente (18/07/2015). Nossos sinceros pêsames, estimando que a memória de sua mãe continue inspirando-o.

Apesar de já ter dado minha opinião aqui e nos comentários anteriores, faço questão de destacar e comentar esta frase da universitária que recebeu um exemplar gratuito do livro, que sequer se dignou ler, com "medo de que a sua fé ficasse abalada":

"[...] . . .] Ganhei do senhor um livro intitulado "Exumação e julgamento de Deus" cujo autor chama-se: Gentil, o iconoclasta (de sua autoria, portanto). Não o li − ainda − e explicarei o porquê. Sou cristã católica. Não é do meu interesse ir de encontro a minha fé, haja vista ser uma teófila (amiga de Deus). (grifo meu)

Vejam que ela se julga uma "amiga de Deus" e não vai ler nada que possa denegrir a imagem do seu "amigo" (imaginário, é claro). Pelo menos para mim, isso não me causa estranheza por saber que é assim que os religiosos se comportam: recusam-se a receber informações contrárias à sua fé, para poder mantê-la intacta. Ou seja, eles querem continuar assim, crendo e sendo enganados, porque precisam da muleta religiosa. Por isso, livros antirreligiosos não vendem e são até discriminados. Esses livros só são lidos por ateus, irreligiosos, agnósticos e humanistas seculares que, reconheçamos, são mesmo minorias estigmatizadas. Esse é o quadro que precisa ser mudado. O que aconteceu com o nosso colega Gentil é um verdadeiro absurdo, um retrato de um país culturalmente atrasado, chamado Brasil.

Mas o objetivo das religiões é esse mesmo: emburrecer e atemorizar as pessoas, para mantê-las cativas e exploradas. Se levarmos em conta o paralelo entre o grau de religiosidade de um povo e o progresso econômico de seus respectivos países, talvez esteja aí uma das explicações para o nosso atraso cultural, tecnológico e ECONÔMICO. Isso pode ser ruim para o povo, mas é bom para as elites dominantes, dentre as quais, além das elites políticas e financeiras,  se encontram as instituições religiosas.

Então, e por tudo isso, o título do artigo do colega tem mesmo a ver com a sua consequência: se os porcos chafurdam na lama é porque a lama existe, colocada de propósito à sua frente para que eles a alcancem.

Saudações Irreligiosas!

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço