Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2011

Ao Sr.
Ivo S.G.Reis

Todos nós somos forjados, desde o nascimento, segundo normas e princípios das religiões, similar a uma fôrma de concreto, cujo resultado é uma argamassa rígida e difícil de desfazer, face a séculos e mais séculos dessa subjugação de convivência religiosa, geração após geração, sob as suas égides, e você seguindo os princípios, só enxerga o que lhe permite o Livro Sagrado. Ponto.

Em minha juventude no período chamado "anos dourados", mais precisamente no início da década de 1960, dois fatos importantes, fizeram com que meus conceitos religiosos, sofressem uma ruptura.

No Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, por duas vezes, em anos diferentes, vi objetos voadores não identificados, sobrevoando, próximo a mim, a uma altitude que me permitia, perfeitamente, visualizá-los e ouvir o som de seus "motores", suponho distantes uns 400 metros por 200 de altitude. Vários objetos flutuando como peixe em aquário .

Suas formas semelhante a uma meia circunferência, seguida de uma projeção como um submarino, sendo que "navegava" de frente com a semicircunferência , cuja, parecia ser a cabine da "nave".

A outra vez não foi tão espetacular e nem tão pouco as naves eram semelhantes as anteriores.

A grande verdade, é que nunca compartilhei com ninguém essas visões, haja vista, que naquela época eu bebia umas cervejas, frequentava muitos bailes e domingueiras e atribui a bebida essas visões. Entrava em casa e ia para a cama dormir, que é lugar de pinguço. Mas eu vi ! Poderia até ter acordado a meus pais, ainda vivos na época, para verem, mais seria covardia de minha parte.

Pois bem, em 09/03/1978, por volta das 2:00hs da madrugada, já do dia seguinte (10/02/1978), festejávamos os 15 anos de uma sobrinha de minha mulher, cuja festa estava sendo comemorada ao ar livre , ocupando dois quintais conjugados; um para salão de danças, com equipe de som, com direito a bola giratória espelhada, com jogo de luzes coloridas e, também, uma lâmpada estroboscópica. Para quem não conhece, essa lâmpada acende e apaga tão rápido que dá a impressão de quem ela está iluminando, parecer parado em diversas posições em sequência, em pleno movimento da pessoa ou objeto.

No outro quintal , em volta de uma piscina, comes e bebes.

Bem ! Voltemos às 2:00 hs.da madrugada (aproximadamente, para mais).

Debruçado no muro que dividia os quintais, assistindos aos "dançarinos", e olhando, agora, por sobre um
muro a minha direita ( que na época era bem mais baixo que atualmente), observei no horizonte o que me parecia ser um balão soltando fogos do tipo lágrimas de N.Senhora, como, por aqui, é chamado. Continuei o "bate-papo" com cunhados e sobrinhos, após mostrar-lhes o suposto balão. Não demorou 0:10 minutos voltei a olhar e vi que ele estava sob efeito do que parecia ventaniam pois seus fogos estavam deixando um rastro horizontal e achei que iria incendiar-se. Qual o que ?! A "coisa" cada vez mais se aproximando e deixando um rastro de luz enorme. Deveria estar a uns 2 km de altura (não sei) . Sei que existia uma nuvem linda naquela noite clara, aa qual virou um floco de algodão sob o rastro luminoso do objeto.

Tentei de todas as formas visualizar o que despejava aquela luz mas sem resultados, se fosse um cometa, talvez, teria uma curvatura na emissão da luz, todavia, ela se assemelhava a uma onda do mar, borbulhando ao quebrar na praia, porém, em linha reta e sua luz ia se desfazendo, paulatinamente, passando lentamente por sobre nossas cabeças, quando de repente, a nossa esquerda, a cerca de uns 50 metros de distância e uns 20 a 25 metros de altitude, observamos, semelhante a um disco, com luzes coloridas em sua parte inferior, inspecionando a nossa festa.

Tão rápido apareceu, mais rápido ainda sumiu, deslocando-se a uma velocidade inimaginável para nos pobres mortais.

Suponho que o jogo de luzes mais a lâmpada estroboscópica, tenha lhes causado curiosidade.

Queimou meu "fusível" !

A partir dai, tudo mudou em minha cabeça.

Como negar diante de cerca de 150 testemunhas que compartilhavam a visão ?

Vejam os jornais da época, entre 10 e 11/03/1978, onde diversas pessoas, inclusive artistas, deram o seu testemunho, pela cidade afora. Pelo que observei esses objetos gostam ou usam sempre a mesma rota e sempre de madrugada. Fazem 41 anos que mudei-me do local, e na época já não morava por la.

Em razão disso, estou questionando, pesquisando tudo que eu posso com relação a religião e tenho obtido sucesso considerável em meus questionamentos.

Ivo, até breve.

Exibições: 835

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 24 julho 2015 às 9:14

Oiced Mocam !

Caro irmão e amigo, adorei seu comentário, rico em informações, absolutamente racional.

A nossa geração do século 20, irá marcar significativamente a história da humanidade. Será como se fora o renascimento da Fênix, ou como se fosse o imaginário super homem, quando sai da obscura figura do Clark Kent.

A ciência avançando cada vez mais, renovando-se a cada instante e por todo o planeta. Aos poucos vamos abandonando os mitos que agrilhoam o ser humano, impedindo-o de se desenvolver de seguir em frente.

Bendito século XX !

Quanto ao meu filho, ele vai se recuperar. O problema que ele é pai de duas filhas estudantes, mulher e casa para sustentar, é nesses casos que a família entra para socorrer. Pior que sempre alertamos para esse perigo e de certa forma é bom que aconteça enquanto estamos aqui para ajudar,na próxima toma mais cuidado, entretanto reconhecemos que ao inevitável não há solução.

Sempre encontrarei brechas, como agora, para acompanhar nossos amigos.

Saudações irreligiosas

Comentário de Oiced Mocam em 23 julho 2015 às 21:27

Kepler 452b, a Terra do futuro?

A NASA acaba de anunciar o que deve ser o exoplaneta mais parecido com a Terra já descoberto.

O exoplaneta se chama Kepler 452b e faz parte do novo catálogo com 500 novos "candidatos". Dentre eles, 12 têm raio menor que o dobro do raio da Terra e estão na zona de habitabilidade de suas estrelas, 9 deles em órbita ao redor de estrelas do mesmo tipo do Sol. Como já disse, todos os candidatos vão precisar de confirmação posterior e os melhores telescópios da Terra vão tentar fazer isso nos próximos anos.

O caso de Kepler 452b parece ser o mais interessante da lista, então a equipe do Kepler já usou telescópios no Arizona e no Havaí para confirmar que se trata mesmo de um planeta. Os dados obtidos dão maiores detalhes sobre o exoplaneta, por exemplo, seu diâmetro é 60% maior do que o da Terra, o que o faz dele uma ‘super Terra’.

 O exoplaneta leva 385 dias terrestres para completar uma órbita, ou seja, o ano por lá dura 5% a mais que o nosso. Lá onde? A estrela que hospeda esse exoplaneta se chama Kepler 452 e é uma estrela do tipo espectral G, o mesmo tipo do Sol que está a 1.400 anos luz de distância, na constelação do Cisne.

 Mas a estrela é um tanto mais evoluída, tem um bilhão de anos a mais que o nosso Sol e conforme uma estrela evolui, sua luminosidade aumenta, ou seja, emite mais radiação. Apesar de ter a mesma temperatura do Sol, seu diâmetro é 10% maior e seu brilho 20% maior. Isso tudo combinado faz com que a temperatura esperada na região onde o planeta está seja maior também. Claro, temos que considerar que ele seja realmente rochoso e possua atmosfera, o que não temos como saber por enquanto.

Por que a dúvida sobre a composição do planeta? Ele não é mesmo rochoso? As estatísticas dos exoplanetas confirmados mostram que a pelo menos metade dos exoplanetas que são maiores que a Terra, nessa proporção de 60%, são na verdade gasosos. Mas dadas todas as evidências combinadas, é bem provável que ele seja mesmo rochoso.

De qualquer maneira, trata-se do primeiro candidato sério a planeta rochoso na zona habitável de uma estrela parecida com o Sol. Na verdade, o cenário mais se parece com o que a Terra vai vivenciar daqui um bilhão de anos, com a evolução do Sol, que também vai inflar e brilhar mais. Douglas Caldewell, astrônomo do Instituto SETI envolvido com a descoberta chama Kepler 452b de ‘prima mais velha da Terra’.

Com tanta similaridade, o mesmo SETI já apontou suas antenas para a estrela, tentando captar alguma transmissão suspeita, mas nada foi detectado até agora. Outros rádio telescópios devem aderir a essa campanha em breve.

Ainda não foi dessa vez que apareceu uma gêmea da Terra, mas a descoberta de uma prima mais velha, no local adequado mostra que estamos caminhando bem. Em breve, a foto da família vai melhorar e o próximo passo vai ser procurar por indícios de vida.

Fonte:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/kepler-4...

Comentário: A pesquisa sobre o Kepler 452-B, começou em 2009. Está  localizado na zona habitável, nem perto nem longe demais do Sol. Se existir água, existe vida!

OUTRA NOVIDADE:

A USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza um curso online e gratuito sobre Astronomia na plataforma Univesp TV. O conteúdo é voltado para estudantes da área e interessados em aprender mais sobre o universo.

Os oito tópicos do curso destacam as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos são vistos de forma introdutória. Instrumentação astronômica, sistema solar, exoplanetas e estrelas são alguns dos assuntos. Clique aqui e comece!

https://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/usp-oferec...

Comentário:

Hawking, ao falar sobre sua vida, refletiu que é um “tempo glorioso para se estar vivo”, e afirmou estar feliz de ter feito uma “pequena contribuição” para o entendimento do universo.
“Lembre de olhar para estrelas e não para seus pés. Tente encontrar sentido para o que você vê e imaginar o que faz o universo existir”, afirmou o professor .
Seja curioso. E não importa o quão difícil a vida pareça, sempre há algo em que você pode ter sucesso. O que importa é não desistir”.
       
Somos, no mínimo, senhores de nossas próprias histórias. Nem todos vieram ao mundo munidos de talentos e habilidades que possam nos diferenciar de nossos semelhantes. Nem todos seremos famosos, admirados e reconhecidos em nossa breve passagem pelo planeta. Mas todos somos dotados daquela faísca chamada curiosidade, que nos faz vencer o medo de sair de nossa caverna segura e nos levou à Lua.
Ele afirmou para colegas, alunos e toda a Humanidade: “SEJAM CURIOSOS”.  Impulsionados por ela, domesticamos animais, atravessamos oceanos, inventamos a roda, edificamos cidades e construímos equipamentos impensáveis, que nos permitem dar a volta ao mundo em minutos.
       
SEJAM CURIOSOS! – recomenda o homem que precisa de dois minutos inteiros para dizer isso. É tempo suficiente para relatar um acontecimento, contar um causo, escrever uma mensagem de amor.

Stephen Hawking quer ouvir mensagens de aliens

Durante os próximos dez anos os investigadores estarão sempre à escuta por sinais de vida alienígena.

Graças a Stephen Hawking e ao milionário russo Yuri Milner teve início um projeto de 92 milhões de euros com o objetivo de ouvir mensagens de aliens.

Notícia relacionada:

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/cosmos/stephen-hawking-acredita-...

Colaborou,
Oiced
PS: Amigo Paulo Rosas Moreira, esperamos pronto restabelecimento do seu filho, que sofreu fratura em uma das pernas. Mas, não nos prive da sua presença por muito tempo!
Comentário de Luis A. Sabino em 22 julho 2015 às 15:43

meu comentário sobre robôs estava pensando nas viagens interplanetárias onde se mandariam ao invés de gente maquinas, mas feita por alguma inteligencia é o que se imagina por aqui 

Comentário de Luis A. Sabino em 22 julho 2015 às 15:39

Ola Caros colegas

Boa Tarde

é um assunto bem interessante este

ja conversei com pessoas que dizem ter visto alguma coisa neste sentido, quando se fala sobre isto quem ouve da rizada faz chacotas mas o assunto é sério

nosso planeta é jovem nossa civilização também alguns milhares de anos não são nada diante do que se diz da existência do universo , apenas nos últimos 100 anos  temos visto o crescimento da tecnologia em nosso planeta

o 14 bis começou a voar a uns 50 km por hora aqui na terra tem aviões que voam a mais de 1000 km e as naves espaciais voam a velocidades incríveis para nós mas estamos muito longe da velocidade da luz , mas acompanhem meu raciocínio

em tão tão pouco tempo se atingiu tanto por aqui , agora pode ser possível que existam planeta com civilizações muito mais avançadas que nos,  o que por aqui são somente suposições ou ficção pode ser realidade quem sabe coisas que nos parecem loucura podem ser reais vai saber, tipo algum meio de encurtar o caminho para se viajar entre os mundos não sabemos mas acredito que que em muito breve vamos ter novidades de qualquer forma a pessoa não deixa de ser ateu por ter passado por alguma experiencia destas, pois se existem outros mundos, outros povos seriam iguais a nós ou seja materiais, ou talvez algum tipo de robôs  

não acredito que este pequeno e insignificante planeta (diante da imensidão do universo) seja o único a existir vida e inteligencia 

abraços

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 21 julho 2015 às 10:23

Sergio Mesquita Rangel !

Caro amigo Sergio.

Parabéns pela ousadia.

Esse seu gesto ao relatar, também,  a sua experiência, contribui para que outras pessoas encontrem apoio para se manifestarem sobre o assunto, com toda a seriedade e respeito que ele merece.

Nós relatamos a visão de objetos não identificados, ou melhor, absolutamente estranhos ao conhecimento comum. Inevitavelmente, por associação, a levamos aos extraterrestres.

Extraterrestres, pode não ser uma boa ideia para a nossa espécie, segundo Stephen Hawking, pois poderão desejar, assumir o planeta, eliminando-nos como raça. Claro, é apenas uma hipótese que não deve ser descartada a bem de nossa integridade, daí a importância de procurarmos conhecer e fornecer elementos de informação a nossa espécie. Nada além disso; o resto é fofoca da mídia para vender seu produto.

As minhas experiências limitam-se apenas ao que já relatei, infelizmente, nada mais tenho a contribuir sobre o assunto, a não ser o que a mídia explora, seja verdade ou não.

Saudações irreligiosas.

Comentário de SERGIO MESQUITA RANGEL em 19 julho 2015 às 0:06

Prezado amigo Paulo.

Eu era um menino de meus 4 anos de idade e nem me passava pela cabeça essa coisa de "disco voador".  Morávamos em Santa Tereza.  Não me lembro o dia.  Sei que era já, de tarde, quase noite, quando eu, meu pai e minha mãe estávamos em frente a porta da cozinha e, de repente, surgiu, atrás do morro aquela coisa azul brilhante.  De azul, ficou amarela como ouro e girava.

Ficou ali parado, por uns 2 minutos e depois ascendeu verticalmente como se tivesse sido catapultado.

Uma vez, recentemente, quando morava em Nova Iguaçu, era uma noite de lua cheia.  A noite estava bem clara, e eu estava no quintal olhando o céu, quando passou, um triangulo negro, muito grande, no céu, totalmente apagado.  O problema é que passou, sem o menor ruído de motores.

Sinceramente, não sei o que é.  Não é nada familiar; nada que eu veja diariamente nos céus.

Sinceramente, não sei de, de fato, a hipótese alienígena pode ser, assim, digamos, totalmente descartada. . . do jeito que falam.  Parece que ateu tem o dever solene de evitar e descrer, igualmente, em certas evidências, que iriam contra as suas "convicções".  Não sei porque muitas pessoas discriminam assim, gratuitamente, quem admite ser plausível a hipótese alienígena. . .

Afinal, não existe uma "Igreja Alienígena", ou "pastores alienígenas"; não frequento nenhuma "seita alienígena" tipo "Heaven's Gate" ou "Pro-vida".  Na verdade, sinto-me como um astrônomo, equivocadamente tomado como astrólogo.

É muito difícil falar sobre o tema sem escutar aquelas "risadinhas de fundo", aquelas "piadinhas" absolutamente estressantes e sem qualquer sentido útil ou prático.

Apesar de abundantes e claras evidências de que OVNIS são vistos desde antes da pré-história, parece que as pessoas preferem ignorar deliberadamente o fato.

Não afirmo que são alienígenas, apenas, digo que é uma hipótese pra lá de plausível, e, mesmo assim, via de regra, sou sempre discriminado e ridicularizado. . .

Acho mesmo que a grande diferença entre o crédulo e o incrédulo é só a opinião; porque a atitude continua sendo a mesma, ou seja, o negacionismo deliberado e a total intransigência e intolerância com relatos que ousem contrariar suas "crenças" ou, suas "descrenças", de acordo com o gosto do freguês. . .

Desta forma, empresto ao amigo, minha total solidariedade e disponibilidade para conversarmos particularmente sobre o tema.  Também, estou à procura de informações.

E, para constar.  Acompanho, com total interesse, o trabalho de Erik Von Daniken.

Os primeiros arqueólogos eram amadores e, até mesmo, charlatães e aproveitadores.  E, nem por isso a arqueologia deixou de ser uma ciência.  A questão aqui, definitivamente, não é sobre a validade objetiva de uma informação, mas de mera vaidade humana, e despeito, simplesmente.  Mas isso não me incomoda, a ponto de me intimidar e me fazer desistir de pesquisar e trocar informações com pessoas que, demonstrem um mínimo de respeito e interesse sobre o tema.

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 18 julho 2015 às 16:49

Sergio Mesquita Rangel !

Caro amigo, respeito muito a opinião alheia a respeito do assunto, porque afinal, é meio que incrível, mas é um fato. Não vimos apenas luzes do objeto, mas é como se houvéssemos visto um elefante voador, tromba de elefante, tamanho de elefante, paquiderme de elefante, rabo de elefante, só pode ser o quê ? Elefante, mas espere aí, elefante não voa......... é por aí.

Estarei sumido por um bom tempo, para dar assistência a um de meus filhos que quebrou uma das pernas na região do joelho, e ficará umas boas semanas de molho e certamente terei que ajuda-lo em suas atividades, senão não entra o pão para dentro de casa e as dívidas, huuu!

Saudações irreligiosas

Comentário de SERGIO MESQUITA RANGEL em 18 julho 2015 às 10:26

Grande amigo Paulo:


Evidentemente que não pertenço a nenhuma “seita” dos que acreditam em OVNIS, “Ashthar Sheran”, cristais, esoterismo extra-terrestre, ou qualquer coisa que o valha. Mas acho perfeitamente plausível e possível a hipótese alien. Seria uma das explicações plausíveis e perfeitamente possíveis, para muitas coisas neste planeta, simplesmente, inexplicáveis para a nossa civilização e para os conhecimentos e tecnologias que ela conseguiu desenvolver e armazenar, até agora.

.

Por diversas vezes já vi ovnis, ou, pelo menos, algo que a tecnologia de nossa atual civilização não tem como reproduzir, pelo menos, não, publicamente, ou que tenha alguma patente registrada ou publicada no planeta.

.

Absolutamente, apesar do “tabu”, não me sinto, em nada, desconfortável em admitir a hipótese alien. Tenho certeza que não vou perder um único neurônio sequer, ativo, em meu raciocínio e conclusão.

.

Para mim, tanto o crédulo, quanto o incrédulo, são dois lados da mesma moeda, da mesma opinião e da mesma maneira de perceber: ambos são negacionistas, completamente alheios às evidências e negam-se, peremptoriamente, a qualquer coisa que venha a tocar em suas convicções íntimas.

.

Prefiro sempre estar atento e não formar opiniões prévias, ou “opiniões de maioria” que, de qualquer forma, prejudiquem ou adulterem minhas percepções pessoais. Afinal de contas, a minha chance de conhecimento semlpre será diretamente proporcional à minha curiosidade mais infantil.

.

Por isso as crianças aprendem e absorvem conhecimento muito mais rapidamente que os adultos: porque elas ainda não têm, em seus cérebros, uma opinião prévia sempre a atrapalhar suas novas conclusões.

.

Ademais, com relação a extra-terrestres, estou muito tranquilo: não é o fato de eu acreditar, ou desacreditar, que vai determinar, sua existência ou não-existência. Se fosse assim, o avestruz é que estaria certo. Basta enfiar a cabeça num buraco, que as coisas que eu não quero, não irão acontecer ou, não vão existir.

.

Sou ateu, e sou cético, mas tenho uma coisa a meu favor: sou atento e considero todos os veios onde possa encontrar ouro.

.

Toda mentira esconde uma verdade e, só existe mesmo, em função da verdade que quer esconder.

.

A mentira é de prata, a verdade é de ouro. Com um pouco mais de prata, se compra o ouro desejado.

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 13 julho 2015 às 16:16

Divina de Jesus Scarpim !

Neil Tyson de Grasse, está absolutamente certo em suas observações, contudo no meu caso não vimos apenas luzes, presenciamos muito próximo um OVNI com tudo que tem direito, relendo o texto, há um detalhe que já troquei ideias com pessoas que vivenciaram a experiência naquele episódio, o objeto não era exatamente circular, mais possuía ângulos como se fosse um decaedro Não deu para conferir a quantidade de lados, tão rápida foi a aparição.

Nessa, sou absolutamente agnóstico. Deixo um fresta aberta para a possibilidade de ser real  ETs.

Veja alguns tópicos mais antigos tratados sobre o assunto por aqui no Irreligiosos e outros.

Saudações irreligiosas

Crop Circles, Realidade ou Farsa? O Debate! - Irreligiosos

OVNIS no Brasil ou no mundo... Qual o interesse nessas discussões? ...

Primeiro-ministro russo revela (em off) a existência de extraterres...

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 10 julho 2015 às 11:30

Divina de Jesus Scarpim !

Não, não li o livro Cérebro e Crença  de Michael Shermer, com certeza não me causaria nenhuma mossa, naquilo que eu e centenas de pessoas junto a mim, bem como outros milhares cidade afora, naquele dia, em que assistimos estupefatos. Que era um OVNI, não há dúvida, se era terráqueo ou extraterrestre, não o sabemos, mas a visualização foi real.

Saudações irreligiosas.

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço