Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

De onde veio e como nasceu a "Biblia Sagrada"?

O texto abaixo, em tradução livre, é de autoria do notável pensador americano Robert G. Ingersoll, agnóstico confesso (por alguns considerado também ateu), pinçado dentre suas obras.

Robert G. Ingersoll (1833-1899), jurista, ativista social, orador, escritor, conferencista e líder político notável por sua cultura e defesa do agnosticismo, foi muito célebre em sua época e seus ensinamentos e pensamentos são até hoje citados como referência. Vejam o que ele diz sobre a origem da Bíblia e algumas das mais gritantes contradições nela encontradas:

----------------------------------------------------------------

"A ORIGEM DA BÍBLIA

Algumas famílias errantes – pobres, esfarrapadas, sem educação, arte ou poder; descendentes daqueles que foram escravizados por quatro séculos; ignorantes como os habitantes da África Central – haviam acabado de escapar de seus senhores ao deserto do Sinai. Seu líder era Moisés, um homem que havia sido criado pela família do faraó e que havia aprendido a lei e a mitologia do Egito. No intuito de controlar seus seguidores, fingiu ser instruído e assistido por Jeová, o Deus desses andarilhos.

Tudo que acontecia era atribuído à interferência desse Deus. Moisés disse que encontrou esse Deus face a face; disse que no topo do Monte Sinai recebeu das mãos desse Deus as tábuas de pedra nas quais, pelas próprias mãos de Deus, os Dez Mandamentos foram escritos, e que, além disso, Jeová o informou sobre quais sacrifícios e cerimônias lhe eram agradáveis e quais leis deveriam governar esse povo.

Deste modo a religião judaica e o Código Mosaico foram estabelecidos.

Agora se alega que essa religião e essas leis foram reveladas e estabelecidas para toda a humanidade.

Naquele tempo esses andarilhos não possuíam comércio com outras nações, não possuíam linguagem escrita, não podiam ler nem escrever. Não possuíam meios para fazer com que outras nações tomassem conhecimento daquela revelação, que assim permaneceu enterrada no linguajar de umas poucas tribos ignorantes, empobrecidas e desconhecidas por mais de dois mil anos.

Muitos séculos após Moisés – o líder – ter morrido, muitos séculos após todos seus seguidores terem morrido, o Pentateuco foi escrito – uma obra de muitos escritores –, e para lhe conferir força e autoridade, afirmou-se que era de autoria de Moisés.

Hoje sabemos que o Pentateuco não foi escrito por Moisés.

Nele são mencionadas cidades que nem existiam na época em que Moisés viveu.

Nele é mencionado dinheiro que só foi cunhado séculos após sua morte.

Assim, muitas das leis não eram compatíveis com viajantes do deserto – leis sobre agricultura, sobre o sacrifício de bois, ovelhas e pombas, sobre tecelagem de roupas, sobre ornamentos de ouro e prata, sobre o cultivo da terra, sobre a colheita, sobre o debulhamento de grãos, sobre casas e templos, sobre cidades de refúgio e sobre muitos outros assuntos que não possuíam qualquer relação possível com uns poucos viajantes famintos.

Não apenas os teólogos inteligentes e honestos admitem que Moisés não foi o autor do Pentateuco; todos admitem que ninguém sabe quem foram os autores ou quem escreveu qual daqueles livros, capítulo ou linha. Sabemos que os livros não foram escritos na mesma geração; que não foram todos escritos por uma única pessoa; que estão repletos de erros e contradições. Admite-se também que Josué não escreveu o livro que leva seu nome, pois nele há referências a eventos que ocorreram muito tempo após sua morte.

Ninguém conhece ou finge conhecer o autor de Juízes; todos sabemos que foi escrito séculos após os juízes terem deixado de existir. Ninguém conhece o autor de Rute, nem o Primeiro ou o Segundo de Samuel; sabemos apenas que Samuel não escreveu os livros que têm seu nome. No 25o capítulo de I Samuel é narrada a criação de Samuel pela feiticeira de Endora.

Ninguém sabe quem foi o autor de I e II Reis ou de I e II Crônicas; tudo que sabemos é que tais livros não têm qualquer valor.

Sabemos que os Salmos não foram escritos por Davi. Neles fala-se da escravidão, a qual somente ocorreu por volta de cinco séculos após Davi ter “dormido” com seus pais.

Sabemos que Salomão não escreveu os Provérbios nem os Cânticos; que Isaías não foi o autor do livro com seu nome; que ninguém conhece o autor de Jó, Eclesiastes, Éster ou qualquer outro livro do Novo Testamento, com exceção de Esdras.

Sabemos que Deus não é citado nem aludido em qualquer aspecto no livro de Éster. Sabemos também que o livro é cruel, absurdo e impossível.

Deus não é mencionado no Cântico dos Cânticos, o melhor livro no Velho Testamento.

E sabemos que Eclesiastes foi escrito por um incrédulo.

Sabemos também que os próprios judeus não haviam decidido quais livros eram inspirados – ou seja, autênticos – até o segundo século após Cristo.

Sabemos que a idéia de inspiração difundiu-se lentamente, e que a inspiração era determinada por indivíduos que tinham certos fins a serem atingidos. "

----------------------------------------------------------------

Fonte: Wikisource ( http://pt.wikisource.org/wiki/Sobre_a_B%C3%ADblia_Sagrada/I  )

Exibições: 7512

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 20 fevereiro 2011 às 17:50

Mestre Ivo !

Quem nasceu primeiro o ôvo ou a galinha ? rsrsrs.

Veja o site abaixo e ria se der vontade:

 

http:pt.wikipedia.org/wiki/O_Imperador_de_Jade

 

saudações irreligiosas

Comentário de Ivo S. G. Reis em 20 fevereiro 2011 às 12:31
Procurem ler o artigo "Quem Escreveu a Bíblia?", da revista Super Interessante, que corrobora as assertivas de Robert G. Ingersoll.
Comentário de Sergio Fernando Wenckstern em 19 fevereiro 2011 às 23:12

Li há algum tempo o livro A Bíblia Desenterrada do arqueólogo israelense Israel Finkelstein, onde num estudo baseado em descobertas das ultimas décadas derruba alguns dogmas e personagens bíblicos. Muitas das premissas de Robert G. Ingersoll postadas por Ivo são demonstradas em forma irrefutável. Sobre Davi há indícios que foi talvez um chefe trivial ou de bandoleiros, de Salomão não há nenhum vestígio e as monumentais obras a ele atribuídas são do império assírio e em épocas diferentes. Os religiosos atacam os diversos estudos e descobertas ancorados na verdade circular do seu pseudo livro sagrado, recorrendo sempre à falácia “Argumentum ad hominem” (Ataque ao argumentador) onde em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado. É incoerente e até por vezes desonesto utilizando em forma veemente, escritos e descobertas publicadas há 50 anos ou mais ignorando o avanço das tecnologias e o refinamento dos resultados. Algumas paginas de “Arqueologia Bíblica” são bizarras e totalmente aéticas e amorais, deturpando, inventando e distorcendo de forma ultrajante os fatos, postura oposta ao que apregoam.

Comentário de DANILO PINHEIRO em 15 fevereiro 2011 às 11:36

Realmente a biblia não me engana...

a maioria dos livros da biblia uns desmente os outros...

ai fica facil de perceber erros...

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 15 fevereiro 2011 às 11:34

Sugiro a quem quizer pesquisar:

através do Google consulte sobre LIVRO DOS MORTOS DOS EGÍPCIOS, depois compare com o PENTATÊUCO, também atraves do Google.

Cordiais saudações.

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2018   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço