Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

O texto abaixo foi copiado na íntegra do blog Sedentários e Hiperativos, seção Teoria da Conspiração.

Professora umbandista diz que foi proibida de dar aulas em
unidade de Macaé, dirigida por diretora evangélica
POR RICARDO ALBUQUERQUE, RIO DE JANEIRO

Rio – As aulas de Literatura Brasileira sobre o livro ‘Lendas de Exu’, de Adilson Martins, se transformaram em batalha religiosa, travada dentro de uma escola pública. A professora Maria Cristina Marques, 48 anos, conta que foi proibida de dar aulas após usar a obra, recomendada pelo Ministério da Educação (MEC). Ela entrou com notícia-crime no Ministério Público, por se sentir vítima de intolerância religiosa. Maria é umbandista e a diretora da escola, evangélica.
A polêmica arde na Escola Municipal Pedro Adami, em Macaé, a 192 km do Rio, onde Maria Cristina dá aulas de Literatura Brasileira e Redação. A Secretaria de Educação de lá abriu sindicância e, como não houve acordo entre as partes, encaminhou o caso à Procuradoria-Geral de Macaé, que tem até sexta-feira para emitir parecer. Em nota, a secretaria informou que “a professora envolvida está em seu ambiente de trabalho, lecionando junto aos alunos de sua instituição”.

A professora confirmou ontem que voltou a lecionar. “Voltei, mas fui proibida até por mães de alunos, que são evangélicas, de dar aula sobre a África. Algumas disseram que estava usando a religião para fazer magia negra e comercializar os órgãos das crianças. Me acusaram de fazer apologia do diabo!”, contou Maria Cristina.

Sacerdotisa de Umbanda, a professora se disse vítima de perseguição: “Há sete anos trabalho na escola e nunca passei por tanta humilhação. Até um provérbio bíblico foi colocado na sala de professores, me acusando de mentirosa”.

Negro, pós-graduado em ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, o diretor-adjunto Sebastião Carlos Menezes aguardará a conclusão da procuradoria para opinar. “Só posso lhe adiantar que a verdade vai prevalecer”, comentou. Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, Sebastião contou que a diretora Mery Lice da Silva Oliveira é evangélica da Igreja Batista.

ATÉ CINCO ANOS DE PRISÃO

“Se houver preconceito de religião, acredito que deva ser aplicado todo o rigor da lei”, afirmou o coordenador de Direitos Humanos do Ministério Público (MP), Marcos Kac. O crime de intolerância religiosa prevê reclusão de até 5 anos. Em caso de injúria, a pena varia de 3 meses a 2 anos de prisão. O MP poderá entrar com ação pública penal se comprovar a intolerância religiosa. “Caso contrário envia à delegacia para inquérito”, explicou Kac.

Em 180 páginas, o livro ‘Lendas de Exu’, da Editora Pallas, traz informações sobre uma das principais divindades da cultura afro-brasileira. O autor da obra, Adilson Martins, remete ao folclórico Saci Pererê para explicar as traquinagens e armações de Exu.

Na introdução, Martins diz que ele é “um herói como tantos outros que você conhece”. Em Macaé, 35 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental leram o livro.

Nas religiões afro-brasileiras, Exu é o mensageiro entre o céu e a terra, com liberdade para circular nas duas esferas. Por isso, algumas pessoas acabam o relacionando a Lúcifer
O presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, garantiu que outros autores de livros, como Jorge Amado e Machado de Assis, sofrem discriminação nas escolas: “As ideias neopentecostais vêm crescendo muito, desrespeitando a lei”.

Ivanir explicou que o avanço da discriminação religiosa provocou o agendamento de um encontro, dia 12 de novembro, com a CNBB: “Objetivo é formar uma mesa histórica sobre os cultos afro e estabelecer uma agenda comum”.

VIVA VOZ
Até mães de alunos me proibiram de falar sobre a África

“Acusam-me de dar aula de religião. Não é verdade. No livro ‘Lendas de Exu’, de Adilson Martins, há histórias interessantes, são ótimas para trabalhar com os alunos. Li os contos, como se fosse uma contadora de histórias, dramatizando cada uma delas. Praticamos Gramática, e os alunos ilustraram as histórias de acordo com a imaginação deles. Não dá para entender por que fui tão humilhada. Até mães de alunos, evangélicas, me proibiram de falar sobre a África”.

MARIA CRISTINA MARQUES, professora, 48 anos

Fonte: O DIA on Line Rio de Janeiro / Portal Terra

E, do lado Católico, nosso presidente semi-analfabeto, que se orgulha de nunca ter lido um livro na vida, faz acordos mendicantes com o Vaticano para ensinar criacionismo em nos...
É uma Guerra de cachorros grandes. Só os inocentes céticos e ateus ainda acreditam que vivemos em um País Laico. Só não fomos mandados para a fogueira porque os evangélicos não podem (por enquanto) fazer isso, porque se pudessem, haveria festivais de queimas de hereges por aqui. Mas difamar outras religiões, agredir pessoas de outras religiões e quebrar imagens sacras de valor histórico eles já fazem, nem que tenham de se aliar a traficantes para isso….

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Alexandre Guimarães em 31 outubro 2009 às 6:43
Gilberto, o caso da mulher que foi de minissaia para a universidade e os alunos e até professores a xingaram como se ela fosse uma prostituta. E se fosse uma prostituta? Cada vez mais as pessoas estão fazendo juízo de valores e julgando e condenando por estes juízos. Tá phoda.
Comentário de Gilberto Vieira de Sousa em 30 outubro 2009 às 13:13
Não estou sabendo do caso Uniban...
Comentário de Alexandre Guimarães em 30 outubro 2009 às 5:51
A professora está ferrada. Em Macaé a maioria da população é evangélica, e como sabemos, essa "raça" é mais preconceituosa que nazista com judeus. Ela já pode até mudar de nome, para Joana, vai ser queimada viva em praça pública. As coisas estão chegando a um ponto que acho melhor os ateus, agnósticos e gente civilizada procurar o Lula para arrumar um pedacinho de terra num canto qualquer por aí pra montar um estado separado desta meleca. Está ficando difícil conviver com estes imbecis fanáticos, Aliás, o fanatismo está tomando conta, até universitários frutinhas viraram fanáticos morais. Caso Uniban, vocês viram, né?
Comentário de Ivo S. G. Reis em 30 outubro 2009 às 2:44
Caro Giba:

Esse fato real, só vem ilustrar e comprovar o que eu já disse aqui em meul último comentário a outro artigo: a burrada que o nosso Congresso fez ao aprovar a concordata Brasil x Vaticano , pela qual se permitirá a reintrodução do ensino religioso nas escolas, provocará isso. E note que, no caso presente, a aula nem era de religião, era de literatura, mas com base em um livro de uma religião da cultura afro-brasileira, a umbanda, porém, visto sob a ótica da literatura.

O Lula, sem saber a burrada em que incorria (ou será que sabia?) traçou escondidinho e diretamente com o Papa, em agosto de 2008, as bases para a concordata, que veio a ser aprovada recentemente pelo nosso Congresso. Se voltar o ensino religioso nas escolas esteja certo: só ensinarão o catolicismo e o evangelismo (porque foi firmado um outro acordo semelhante para as "outras" religiões). Mas essas "outras religiões" serão discriminadas, pode estar certo.

E se tentarem ensinar nas escolas qualquer coisa diferente do catolicismo ou do evangelismo, a intolerância religiosa e as perseguições vão reaparecer. É esperar para ver.
----------------------------------------------------------
Um pedido: O colega Paulo Porphirio colocou para discussãp o tema "TUDO É FALSO NO CRISTIANISMO" e gostaria de ouvir as opiniões dos demais colegas. Se puder, passe por lá e deixe um comentário. Sei que está estudando para o vestibular, mas se tiver uma brechazinha faça isso. O Paulo faz pesquisas e precisa muito de opiniões como as nossas. Nsse sentido, a sua, a do Alexandre, a do Alfredo Bernacchi e a do Willliam, sem desmerecer os demais, seria de grande valia.

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2018   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço