Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Lei contra o cristianismo é uma lei fictícia (que pena!), idealizada pelo filósofo Friedrich Nietzsche e inserida como capítulo final da sua obra “O Anticristo”, um dos últimos escritos deste notável e irreverente  filósofo. Segundo a lei, o cristianismo deveria ser extinto, para sempre, por ser "uma crença enferma, baixa e vulgar, que cultua uma das mais corruptas concepções de Deus já existentes, responsável pelo retrocesso cultural e moral dos homens". 

Sobre o cristianismo, disse Nietzsche, no penúltimo parágrafo da sua obra, antes da "promulgação" da lei:

"[...] Hei-de escrever em todas as paredes esta eterna acusação contra o Cristianismo, onde quer que haja paredes – tenho letras que até hão de fazer ver os cegos... Chamo ao Cristianismo a última grande calamidade, a única grande depravação interior, o único grande instinto de vingança, para o qual nenhum meio é suficientemente venenoso, sub-reptício, subterrâneo, baixo – chamo-lhe a única nódoa imortal da humanidade..." (O Anticristo, 62, p.75)

A partir da data da  “promulgação” da lei (30 de setembro de 1888), a era cristã se encerraria e este seria o primeiro dia do Ano Um de uma nova era."

Vamos então à integra da lei, uma leizinha de apenas sete artigos, mas poderosa e benéfica para toda a humanidade, segundo Nietzsche:

LEI CONTRA O CRISTIANISMO

Dada no dia da Salvação, no primeiro dia do ano I (a 30 de Setembro de 1888, pelo falso calendário). Guerra de morte contra o vício: o vício é o Cristianismo.

Artigo 1º É vício toda a espécie de antinatureza. O mais vicioso tipo de homem é o sacerdote: ele ensina a antinatureza. Contra o sacerdote, não se têm razões, tem-se a casa de correção.

Artigo 2º Toda a participação num serviço divino é um atentado à moralidade pública. Deve ser-se mais duro para com os protestantes do que para com os católicos, mais duro para com o protestante liberal do que para com o ortodoxo. O elemento criminal em ser cristão aumenta na medida em que alguém se aproxima da ciência. Por conseguinte, o criminoso por antonomásia é o filósofo. 

Artigo 3º O lugar execrável onde o Cristianismo chocou os seus ovos de basilisco deverá ser completamente arrasado e, como lugar infame da Terra, constituirá o terror da posteridade. Nele se virão a criar serpentes venenosas.

Artigo 4º A pregação da castidade é uma incitação pública à antinatureza. Todo o desprezo da vida sexual, toda a sua infecção mediante o conceito de «impuro», é o genuíno pecado contra o espírito santo da vida.

Artigo 5º Comer à mesa com um sacerdote é fonte de ostracismo: é excomungar-se deste modo da sociedade honesta. O sacerdote é o nosso tchandala – há que encarcerá-lo, privá-lo de alimentos, expulsá-lo para qualquer tipo de deserto.

Artigo 6º É preciso chamar a história «sagrada» com o nome que ela merece, isto é, história maldita. Usar-se-ão as palavras «Deus», «Salvador», «Redentor», «Santo», como alcunhas, como marcas dos criminosos.

Artigo 7º  O resto segue-se daqui.

-------------------------------

Fonte: NIETZSCHE, F. O Anticristo (p. 76-77). Disponível em: 

<http://www.lusosofia.net/textos/nietzsche_friedrich_o_anticrist.... Acesso em: 10 nov 2017

Embora seja apenas um recurso literário, talvez uma ironia fina, Nietzsche teve o grande mérito de elucubrar sobre o assunto e, mais ainda, a coragem de publicar seus pensamentos. Será mesmo que alguns dos artigos dessa lei não poderiam ser levados a sério?

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço