Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Mais um Conflito Religioso: Católicos x Protestantes x Polícia - Irlanda do Norte

Quando o sectarismo, religião e política se misturam, as conseqüências são desastrosas

As notícias são recentes, de 24 horas atrás, e já estão em todos os jornais: Em Belfast, capital da Irlanda do Norte, e em vários pontos do país, católicos nacionalistas tentam impedir uma passeata anual da maioria protestante britânica e se envolvem em conflitos com estes e com a polícia, do que resultaram 82 feridos. É para isto que servem as religiões? Intolerância religiosa agressiva e com vítimas? Preconceitos homofóbicos? Alianças políticas? Religiões... ah, religiões. Pregam uma coisa e praticam outra.

Eis aí mais uma das razões por que combatemos as religiões. Não cumprem o papel social que lhes deveria ser destinado e usam uma capa de superficialidade, que é retirada tão logo seus interesses sejam contrariados. Nesses conflitos, não existem mocinhos nem bandidos, pois a falta de diálogo e as reações fazem com que todos estejam errados: provocadores e provocados; agressores e agredidos. Nada justifica.

O episódio é quase uma repetição de um semelhante, "O Domingo Sangrento" ocorrido no mesmo país, na cidade de Derry, em 30/01/1972, quando 13 militantes católicos foram mortos e outros 14 feridos covardemente pelo Exército Inglês, no momento em que realizavam uma passeata pacífica. A motivação da passeata, na época, era a mesma de agora: luta pela liberdade dos direitos civis (irlandeses nunca aceitaram pacificamente a dominação inglesa nem a sua religião, diferente da deles). Ao final do conflito e com mentiras, o Exército conseguiu convencer que agiu em defesa da ordem, nenhum militar foi condenado, e foram até condecorados com medalhas de bravura pela rainha. Será que não aprendem?

Sou um pouco suspeito para falar disso porque sou agnóstico e um irreligioso convicto. Mas basta analisar a história e os fatos passados e presentes para concluir que sempre que a religião se aliou à política dos poderes dominantes houve conflitos e vítimas. E as lições históricas do passado parecem não sensibilizar os líderes religiosos que insistem, cada vez mais, em envolver-se com a política, para, como aliados, manipularem e exercer o poder de controle do povo; povo que a religião deveria defender e não dele se servir ou oferecê-los em holocausto. Sim, é absurdo, mas as religiões traem seus fiéis em troca de favores políticos, geralmente, sempre dos que estão no poder.

De fato, estudando a história, vemos que a Igreja (qualquer uma e não só a católica) sempre se aliou aos vencedores. Quandoi Hitler dominava a Alemanha e ameaçava conquistar o mundo, apoiou-o; quando os conquistadores espanhóis ou ingleses ou franceses invadiam e colonizavam um país, lá iam os "ministros religiosos", na frente, para amansar o povo e entregá-lo, pacífico e convertido, aos conquistadores. No Brasil e na América Central, padres jesuítas chegavam junto com os ocupantes para catequisar os nativos e os índios para os invasores, e assim por diante. Sempre foi isso, em todas as nações colonizadas. E já nem vamos falar das inquisições católicas e das protestantes (que também existiram), para não desviar demais do assunto. De observar apenas que na grande maioria destes episódios a Igreja sempre esteve ao lado dos dominadores, com eles colaborando. E assim também foi no Antigo Egito, onde a religião tinha papel preponderante, com os sacerdotes integrados à casta do poder.

Então, ora bolas, ela não exerce o papel social que preconiza. Só que o povo não vê e prefere acreditar nas mentiras. Não vê ou suspeita (pelo menos), mas não tem disposição para mudar este estado de coisas porque precisa da muleta religiosa, ainda que a um alto preço.

Sectarismo e Fanatismo Religioso Entre Cristãos e Muçulmanos Deixa 500 Mortos, na Nigéria

Sim, há pouco mais de 3 meses dávamos esta outra notícia aqui no Irreligiosos (clique no subtítulo acima para acessar). Alguma semelhança não é mera coincidência. É praxe.


Um Presidente "Evangélico", Governando "Sob Inspiração Divina"


Finalmente, uma última consideração para nossos leitores pensarem: o ex-presidente americano, George W. Busch, declarava-se abertamente evangélico e dizia governar sob "inspiração divina". Costumava usar a expressão “eixo do mal” para referir-se a vários países islâmicos como o Irã, Iraque, Síria, Líbia, e também à Coréia do Norte, este um país comunista. E o que ele fez com o Iraque? E o que provocou o ataque às "Torres Gêmeas", no 11 de setembro? O que fez com o Afeganistão e quantos países atacou ou perseguiu, com sanções econômicas, por "inspiração divina"?

Quando será que a humanidade vai abrir os olhos?
------------------------------------------------------------------------------
Demais notícias sobre o tópico deste post: procurar no Google, usando as tags: "católicos - Irlanda do Norte", "conflito - Irlanda do Norte" ou simplesmente "Irlanda do Norte" (procurar notícias datadas de 13 ou 14/07/2010). Sites com melhor informação: G1.com, Band News.






Exibições: 1684

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de DANILO PINHEIRO em 14 julho 2010 às 12:53
daqui uns dias o papa vai andar de papamovel blindado e com um fuzil acertando todos que são de opnioes contraria,pois as guerras religiosas aumentam a cada dia...e os catolicos ainda dizem nas missas a seguinte frase:
"O AMOR DE CRISTO NOS UNIU" AMEM
e a coitada da minha avó acredita ..........

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

 

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista



ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório
Acessar

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atençao: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)


Get Your News Widget

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos agora "12 Mais (tivemos de mudar de 10 para 12, por maior justiça):"

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Divina J. Scarpim
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Rosas 
  • Paulo Luiz 
  • Sergio M. Rangel
  • T. P. Sigurd

 

© 2014   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço