Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

O Cristianismo É Comunista e os Cristãos Não Sabem

O Cristianismo é Comunista e os Cristãos Não Sabem

Nos Evangelhos, quando se manda o fiel vender tudo que tenha e dar o dinheiro aos pobres, está-se estabelecendo uma norma comunista (Mateus, 19.21); quando se manda compartilhar tudo com outrem, tem-se outra regra comunista (Atos, 4.32); da mesma forma, quando se manda o possuidor de duas túnicas dar uma a quem não tenha, outro princípio comunista se instala (Lucas, 3.11). Por outro lado, ao vedar o reino dos céus aos ricos, um mandamento anticapitalista é anunciado (Mateus, 19.24); quando os comerciantes são expulsos do templo, está-se criando uma hostilidade aos principais agentes da riqueza (Mateus, 21.12); quando as mesas dos cambistas são derribadas, tem-se o início do ódio aos banqueiros, aos grandes corretores, grandes financistas (Mateus, 21.12); quando se consideram as riquezas a raiz de todos os males, os ressentimentos contra os ricos se exacerbam mais uma vez (1Timóteo, 6.10); quando se manda contentar-se com o que se tem, outro apelo anticapitalista se estabelece (Hebreus, 13.5). 

“Dê tudo que tem” (Lucas, 12, 33); “Não guarde dinheiro” (Mateus, 6, 19-20), e cuja conseqüência natural é a pobreza.

               Em face de suas concepções religiosas e culturais acerca da pobreza e da riqueza, o católico especialmente é levado a relacionar-se com o dinheiro cheio de inibições e constrangimentos, enquanto o judeu o faz sem qualquer sentimento de culpa.

Bem, não há necessidade de continuar citando outros trechos do Novo Testamento para se descobrir seu comunismo ou seu anticapitalismo. Todavia, a partir da Reforma o protestante perdeu esse viés socialista e passou a valorizar a iniciativa individual; ele deixou de ter um sentimento de culpa diante das riquezas, passou a celebrá-la, eis que sua prosperidade agora seria resultado da bênção de Deus sobre seu trabalho; enquanto a pobreza seria o sinal da danação. Já o católico continuou celebrando e festejando a pobreza – o passaporte para o céu – ainda que dissimuladamente a riqueza lhe seja bem vinda.

Exibições: 143

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Luísa L. em 14 fevereiro 2016 às 8:14

Embora não esteja particularmente bem documentada sobre este assunto, há uma questão que salta imediatamente à vista: a falta de contexto dos versículos indicados.

Como se pode afirmar que o cristianismo é comunista, dando como prova palavras soltas?

Até parecemos cristãos... eheheh

O comunismo, penso eu, é uma conceito socioeconómico onde impera a igualdade social e económica. Pelo menos na sua génese. Ou seja, o trabalho é igualmente compensado pela comunidade e é feito para a comunidade. Este é um conceito antigo, quase tribal. Mas não se trata apenas do trabalho. Tudo é para ser partilhado igualmente nesse sistema.

Não existem diferenças sexuais - nada nos evangelhos se refere a isso.

Não existem diferenças na educação, ou seja, todos podem usufruir dela - nada nos evangelhos se refere a isso. 

Não existem diferenças no acesso à saúde - nada nos evangelhos se refere a isso.

Não existe poder - nada nos evangelhos se refere a isso.

Não existe um sistema religioso instituído. Ou seja, a religião é desprezada na avaliação deste sistema social - nada nos evangelhos se refere a isso.

Enfim...

Comentário de Ivo S. G. Reis em 12 fevereiro 2016 às 7:11

É Verdade. Os princípios originais do cristianismo, constantes da Bíbia, são claramente de natureza socialista-comunista. Mas como a Bíblia é um livro inteiramente contraditório, não recrimina, por outro lado, os saques aos bens dos vencidos em guerras e a escravização dos derrotados.

Como se vê, o cristianismo é uma religião hipócrita e o que seus fiéis seguem hoje são princípios próprios, adaptados aos seus interesses, ou seja: primeiro eu, depois eu, depois os meus e depois, com as migalhas que sobrarem, os outros, nem sempre.

Comentário de Assis Utsch em 27 janeiro 2016 às 9:41

Paulo Rosas,

Obrigado por suas observações. Efetivamente, os povos nórdicos - de maioria protestante - têm um comportamento muito mais exitoso com o dinheiro, conforme atesta a condição desses povos. Já os povos católicos, notadamente, os iberocatólicos, têm uma enorme dificuldade na construção das riquezas. E a prova disso é a persistente dificuldade e pobreza dos povos latino-americanos.

Alguns costumam observar que França, Espanha e Portugal se enriqueceram, conquanto católicos. Bem, os franceses tem um longo passado histórico de ambição, trabalho e criação, além do fato de que eles têm sua versão protestante, os Huguenotes.

Já Espanha e Portugal adquiriram riqueza através do processo de pilhagem de suas colônias, e depois daqueles tempos eles se tornaram os países pobres da Europa Ocidental. E sua riqueza atual se deve à integração com a União Europeia, apesar de recentemente terem passado por dificuldades, aliás ainda não superadas.

Conforme observado no texto acima, os católicos continuaram apegados à ideia de que riqueza é passaporte para o inferno e que a pobreza é uma bêção de Deus. Enquanto os protestantes passaram adotar a ideia de que quando se fica rico é porque Deus abençoou seu trabalho, ao mesmo tempo em que a pobreza para eles é sinal de danação.

Comentário de Paulo Rosas Moreira em 26 janeiro 2016 às 19:02

Assis Utsch !

Muito bem observado por você. Esse viés da igreja católica, faz um paradoxo com os registros bíblicos, que tem intenções claras do social-comunismo ; Já o segmento evangélico, abraça firmemente o capitalismo, sem a menor cerimônia. Na realidade, ambos, não vivem sem o vil metal.

Saudações irreligiosas

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço