Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

O que pensam sobre " religião" alguns filósofos, cientistas, personalidades e pensadores famosos? (I)

Sempre me interessei em saber o que as pessoas, sejam elas quais forem, pensam sobre "religião" ou a sua ausência. Como o pensamento dos que defendem a necessidade das religiões já é sobejamente conhecido, tenho várias pesquisas sobre os que pensam diferente e resolvi passar para vocês, abaixo, uma delas. Breve publicaremos outras pesquisas mais seletivas.

Frases - Religião

Thomas Paine
"É impossível calcular o dano moral, se é que posso chamá-lo assim, que a mentira mental tem causado na sociedade. "

Michel de Montaigne
"Quantas coisas que, ontem, eram artigos de fé, são hoje meras fábulas."

Dan Barker
"Quanto mais aprendemos, de menos deuses precisamos. A crença em Deus é somente a resposta de um mistério por outro mistério, dessa forma não respondendo nada."

Epicuro
"Se Deus pode acabar com o mal mas não quer, é monstruoso; se quer, mas não pode, é incapaz; se não pode nem quer, é impotente e cruel; se pode e quer, POR QUE NÃO O FAZ? "

Mark Twain
"Se existisse um Deus todo-poderoso, teria feito exclusivamente o bem."

Walter Kaufmann
"Será Deus incapaz de prevenir nossos sofrimentos, não sendo, portanto, onipotente? Ou pode preveni-los e não o quer, não sendo, pois, compassivo e justo?"

Charles Darwin
"Não consigo acreditar que alguém deseje que o cristianismo seja verdadeiro: porque se for o texto da bíblia deixa claro que os que não acreditam nela, e isso incluiria meu pai, meu irmão, e quase todos os meus melhores amigos, serão eternamente punidos. E essa é uma doutrina abominável. "

Richard Dawkins
"Existe uma tentação de argumentar que, embora Deus possa não ser necessário para explicar a evolução da ordem complexa uma vez que o universo, com suas leis fundamentais da física, tenha começado, nós necessitamos de um Deus para explicar a origem de todas as coisas. Essa idéia não deixa Deus com muito o que fazer: apenas iniciar o big bang, então sentar e esperar por tudo acontecer. (...) Por definição, explicações construídas de premissas simples são mais plausíveis e mais satisfatórias do que explicações que tem que postular começos estatisticamente improváveis e complexos. E você não pode conseguir algo mais complexo do que um Deus Todo-Poderoso!"

Thomas A. Edson
"Toda religião é uma fraude. Toda religião é uma mistificação. "

Thomas A. Edson
"Religião é ilusão."

Nietzsche
"Não há no mundo amor e bondade bastantes, para que ainda possamos dá-los a seres imaginários."

Mikhail Bakunin
"Todas as religiões, com seus deuses, semideuses, profetas, messias e santos, são resultado da fantasia e credulidade de homens que ainda não atingiram o total desenvolvimento e personalidade das suas capacidades intelectuais."

Nietzsche
"Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo."

Thomas Jefferson
"Não vejo nada que preste no cristianismo.
O cristianismo é o sistema mais pervertido que o homem já adotou.
Encontramos nas escrituras uma ignorância vulgar, coisas impossíveis, superstição, fanatismo e mentiras.
O dia chegará em que a geração mística de Jesus pelo espirito santo no útero de uma virgem será comparado a geração de Minerva no cérebro de Júpiter.
Milhões de inocentes, desde o começo do cristianismo, foram queimados, torturados, penalizados e presos; no entanto não avançamos nem um centímetro na direção da uniformidade. Qual foi o efeito da coerção? Tornar a metade do mundo hipócrita e a outra metade tolos. Apoiar o erro em toda a Terra.
Venho examinando as superstições do mundo e não vejo nada que redima nossa superstição (o cristianismo). Todas foram fundadas em fabulas e mitos.
Se fazemos algo de bom só pelo amor de Deus e uma crença que o agrada, então de onde vem a moralidade do ateu? É tolice dizer que isso não existe.
O Deus cristão é o mesmo que os deuses de civilizações antigas. Ele é um monstro de três cabeças cruel, vingativo e cheio de caprichos. Se quisermos saber mais sobre este raivoso monstro de três cabeças só precisamos olhar para o tipo de pessoas que dizem ser seus servos. Eles sempre pertencem a duas categorias: Tolos e Hipócritas. "

Peter de Vries
"A idéia de um Ente supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobreviver e, então, proclama uma lei dizendo: “Não matarás” é tão monstruosamente absurda que não consigo entender como a humanidade a tem aceito por tanto tempo. "

Bertrand Russell
"A religião cristã sempre foi e ainda é a principal inimiga do progresso moral da humanidade."

Abraham Lincoln
"Meu ponto de vista inicial sobre a insalubridade do esquema de salvação cristão e da origem humana das escrituras, se tornou mais claro e mais forte no decorrer dos anos e não vejo razão alguma para mudá-lo."

George Bernard Shaw
"Dizer que um crente é mais feliz do que um céptico é como dizer que um bêbado é mais feliz que um sóbrio. "

Anatole France
"Se 50 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo uma coisa estúpida."

Bertrand Russell
"William James costuma pregar a força de vontade de crer. De minha parte, eu desejaria pregar a força de vontade de duvidar. O que é preferível não é o desejo de acreditar, mas o desejo de descobrir, que é exatamente o oposto."

Shopenhauer
"Todas as religiões prometem uma recompensa... pela excelência de propósitos ou do coração, mas nenhuma pela excelência do cérebro ou do discernimento. "

Alain
"A coisa mais difícil do mundo é dizer pensando o que os outros dizem sem pensar."

Napoleão Bonaparte
"Vivo cercado de padres e sacerdotes que dizem que seu reino não é deste mundo, no entanto agarram tudo que podem."

Arthur C. Clarke
"Pode ser que nosso papel nesse planeta não seja de criaturas de Deus, mas de seus criadores. "

Xenófanes
"Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pitariam os deuses sob forma de bois."

Sigmund Freud
"A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana."

Cassy Beski
"A mentalidade religiosa é totalmente oposta à científica, racional. É uma atitude que espera a resolução milagrosa dos problemas, não indo às causas para se acabar com eles. Leva à apatia, à fraqueza dos povos, já que tudo é resolvido fora da pessoa, pelos deuses. Não contando também com os milhares de fanáticos e dogmáticos cristãos que morrem e deixam morrer os seus filhos inocentes porque não aceitam tratamento médico. Aliás, eles estão totalmente dentro da lógica da religião, pois se tudo, incluso as doenças, foi criado por Deus, porquê tratar-se no hospital, contrariando a vontade e os desígnios do Senhor?"

Nietzsche
"Se o cristianismo tivesse razão em suas teses acerca de um Deus vingador, da pecaminosidade universal, da predestinação e do perigo de uma danação eterna, seria um indício de imbecilidade e falta de caráter não se tornar padre, apóstolo ou eremita e trabalhar, com temor e tremor, unicamente pela própria salvação; pois seria absurdo perder assim o benefício eterno, em troca de comodidade temporal. Supondo que se creia realmente nessas coisas, o cristão comum é uma figura deplorável, um ser que não sabe contar até três, e que, justamente por sua incapacidade mental, não mereceria ser punido tão duramente quanto promete o cristianismo."

Albert Einstein
"Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível."

Nietzsche
"Toda virtude tem seus privilégios: por exemplo, o de levar seu próprio feixezinho de lenha para a fogueira do condenado."

Antero de Quental
"Com a Inquisição, um terror invisível paira sobre a sociedade: a hipocrisia torna-se um vício nacional e necessário: a delação é uma virtude religiosa; a expulsão dos judeus e dos mouros empobrece as duas nações (Espanha e Portugal), paralisa o comércio e a indústria e dá um golpe mortal na agricultura em todo o Sul da Espanha; a perseguição aos "cristãos novos" faz desaparecer os capitais; a Inquisição atravessa os mares e, tornando-nos hostis aos índios, impedindo a fusão dos conquistadores e dos conquistados, torna impossível o estabelecimento duma colonização sólida e duradoura; na América, despovoa as Antilhas, apavora as populações indígenas e faz do nome cristão um símbolo da morte; o terror religioso, finalmente, corrompe o caráter nacional e faz de duas nações generosas, hordas de fanáticos endurecidos, o horror da civilização."

Jules Renard
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse."

Karl Marx
"O primeiro requisito da felicidade dos povos é a abolição da religião. "

Thomas Hobbes
"A crença em Deus se origina no medo e na superstição."

Mark Twain
"Prefiro o paraíso pelo clima, o inferno pela companhia."

Karlheinz Deschner.
"Cada vez que ouço cristãos falarem de moral, sinto revoltar-me o estômago"

Nietzsche
"Cristo morreu cedo demais. Se tivesse vivido até a minha época, ele teria repudiado a sua doutrina."


Fonte: http://scm2000.sites.uol.com.br/frases_relig.html

(autoria não identificada)

Exibições: 27269

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Moacir Almeida Rocha em 24 junho 2011 às 20:04

O que é Religião?   Religião é entrar em sintonia com o todo,apaixonar-se pelo todo,estar em união com o todo.Uma pessoa religiosa é aquela que não está contra o todo,e a irreligiosa é a que está lutando contra o todo,está em conflito.A pessoa religiosa é positiva em relação a vida; a irreligiosa é negativa.para a pessoa religiosa tudo é bom-sua positividade é absoluta e total. Nada está errado; mesmo que ás vezes algo pareça errado,não pode estar errado.Deve ser um desentendimento,uma má interpretação.Deve ser por causa de nossa ignorância,pois não conhecemos a história toda. por isso, talvez uma parte pareça não está se encaixando com o todo. Nós não escutamos toda a canção,por isso algumas notas parecem não soar bem.Mas tudo tem que ser bom,se existe Deus,Deus é a garantia do bém.O mal,como tal,não pode existir.Se ele surge,deve ser um pesadelo de nossas próprias mentes; nós o criamos.

A mente religiosa não nega. Sua positividade é absoluta,incondicional.Ela diz sim á existência. E este sim não tem condições-lembre-se disso;quando ela diz sim,realmente quer dizer isso.Se você encontrar uma pessoa que diz não á existência,á vida,a isso,áquilo,lembre-se; ela é apenas uma egoísta,não é absolutamente religiosa.Ela está lutando contra o todo,tentando provar que é um conquistador,ou alguma coisa especial,e está fadada a fracassar. Mais cedo ou mais tarde haverá frustração; isso já está predestinado,não pode ser evitado por muito tempo,devido á própria atitude de conflito da pessoa. Religião é cooperação - cooperação com tudo o que existe.

Tente entender isso o mais profundamente possível,porque só assim você será capaz de entender esse poeta místico,kabir. Ele é um amante da vida.Ele não rejeita,não nega,não condena,não vê nada de mau em lugar algum. Uma vez que você tenha visão do todo,tudo se torna sublime. Então,nada mais é profano; tudo é sagrado,e toda a existência é o templo de Deus,e toda vida é uma prece. Andando,você anda em Deus.dançando,você dança em Deus. Dormindo,você dorme em Deus- pois nada mais existe além dele.

Deus é a garantia do bem,Deus significa o bem. O bem é o substrato da existência,por isso o mal não é possível.O mal é impossível. Devemos ter interpretado mal,ter trazido nossas próprias idéias,conceitos.doutrinas; devemos ter criado nossas estúpidas noções particulares sobre como as coisas devem ser.As coisas simplesmente são.Não existe deveria na existência.A idéia do "deveria' foi trazida pelo homem e,uma vez trazida essa idéia,a existência divide-se em duas: boa e má. Quando você diz" "As coisas deveriam ser assim",você se avasta da realidade,afasta-se daquilo que é.E somente aquilo que é,é,nada mais. A realidade está aqui como ela é; não traga o "deveria", pois assim surge a condenação.

No Ocidente,Albert Schweitzer criou uma noção falsa do Oriente.Ele foi um grande pensador,mas infelizmente nem um pouco inteirado a respeito da mente oriental.Ele era ocidental de mais. Criou uma noção de que o Oriente e as religiões orientais são negativas em relação a vida,isso é um absurdo! você poderá ver,ao penetrarmos nas palavras de kabir,você verá: mais positividade não é possível,mais amor pela vida não é possível. Nem jesus é tão positivo quanto kabir.Em que outro lugar você encontrará um templo como khajuraho,mais positivo? Onde mais você encontrará uma ciência oculta mais afirmativa do que o Tantra? Onde mais você poderá encontrar um sim tão absoluto? Vida é Deus-e não existe outro deus; e o culto á vida é o único culto-não há outro.

Mas Schweitzer forma essas idéias porque os missionários cristãos tem interpretado as religiões orientais de uma forma que as faz parecer negativas em relação a vida. E claro que existem alguns pensadores no Oriente que são negativos,mas são bem poucos,e não fazem parte da principal corrente do pensamento oriental.Na verdade,eles estão á margem,não estão no fluxo principal da consciência oriental.Mas os missionários cristãos enfatizaram cada vez mais esses pensadores negativos e sua negatividade,para criar uma atmosfera no Ocidente de que o cristianismo é positivo. Mas a verdade é exatamente o inverso: o cristianismo não é  positivo em relação á vida,não ama o homem,não ama este mundo,não dança,não rí.

Vá a uma igreja cristã e você sentirá como se tivesse entrado num cemitério-morto,muito sério,como um defunto.Você entra numa igreja e começa a sentir que também está se tornando sério. A vibração não é de alegria,de riso. Os cristãos dizem que Cristo riu.Eu não acredito nisso,não posso acreditar,porque conheço bem jesus. Mas os cristãos dizem que cristo nunca riu. Se eu tivesse escrito os Evangelhos,teria escrito que jesus riu durante toda a sua vida. Na verdade,quando foi crucificado,deu uma boa gargalhada. Ele riu tremendamente,estrondosamente,pois tudo era completamente ridículo. Tentar matar aquilo que não pode ser morto,tentar matar jesus-apenas essa idéia é ridícula; ele deve ter rido bastante. Ainda posso escutar seu riso...Mas os cristãos não escutaram sua risada; basearam sua religião mais na cruz do que em cristo.

O cristianismo teria sido beneficiado tremendamente se a cruz tivesse sido esquecida,pois com ela vem a morte. Chamo o cristianismo de "cruzianismo". È uma religião da morte,da cruz; é séria,triste. Se a cristandade tivesse dado mais atenção a jesus, teria surgido uma visão do mundo totalmente diferente. Deveria ter sido dada mais ênfase ao Cristo ressuscitado,e não ao crucificado. Então o cristianismo teria sido mais positivo em relação á vida: nem a morte poderia matar,nem a cruz poderia destruir-jesus ressuscitou! Então,os cristãos teriam dançado,cantado e celebrado,e as igrejas teriam sido mais humanas. Mas isso não aconteceu; toda a cristandade tornou-se muito apegada a cruz.

Na verdade,todos nós estamos muito apegados á morte; ela nos impressiona mais. Se alguém está vivo,não nos importamos muito em estar felizes com ele,mas se esse alguém morre,nós choramos. Nunca pensáramos nisso antes: aquele homem estava vivo há apenas um dia atrás e poderíamos ter dançado juntos,ter celebrado alguns momentos,e poderíamos nos ter permitido a bênção divina- nunca pensamos nisso. Agora ele está morto,agora choramos. Não parecemos estar muito interessados na vida; parecemos estar muito interessados na morte.

 

 

 

 

 

 

Comentário de DANILO PINHEIRO em 20 abril 2010 às 12:02
muito interessante essa frases...
e bompra mostrar a quantidade de pessoas que se enteressam por religião .
quando me descobri ateu ficava meio sem sentido pois não sabia da quantidade de ateus existentes ao meu redor ,ate que fui achando cada vez mais ateus,,pessoas proximas que sao ateus mas nao falam muito sobre isso....
gracas aisso hoje com apenas 16 anos de idade sou ateu...graças a deus...
abraços
DANILO PINHEIRO
Comentário de Ivo S. G. Reis em 2 abril 2010 às 1:38
Lucia:
Epicuro apenas traduziu magistralmente, com a sua visão filosófica clara, aquilo que, no íntimo, todos sentimos. A diferença é que alguns têm forças para aceitar a dura verdade e aprender a caminhar com as prórprias pernas. Já outros, precisam da muleta "Deus" e preferem crer que as coisas que (segundo eles) "parecem" estar erradas, são desígnios divinos, acima da nossa compreensão. Pensando assim, justificam o erro "aparente" e podem continuar a usar suas muletas.

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço