Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Paroxismos da Fé: Karni Mata, o Templo Sagrado dos Ratos

A necessidade de criar e adorar deuses, para os que dependem das religiões, parece não ter limites. Se acontece uma tragédia onde morrem 300 pessoas e umas dez escapam, os adoradores dizem (em relação às 10 que sobreviveram): "É um milagre de Deus e devemos agradecer". E se alguém questiona, em relação às outras 290 que morreram, eles dizem: "Foi a vontade de Deus e nós não temos a capacidade de entender  os seus desígnios". Quem já não ouviu estas frases?

Tentar entender o que leva as pessoas a terem esses tipos de crenças é tarefa complicada, isso, já nas grandes religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo, islamismo). Que dizer então das politeístas, como o hinduísmo, onde milhares de deuses são adorados e onde animais como a vaca, o búfalo, o elefante, o macaco, a cobra e até os ratos (sim, isso mesmo, ratos) são considerados animais sagrados e cultuados como "divindades"?

Deuses e crenças, aos milhares e para todos os gostos

Provavelmente muitos já tenham ouvido falar da adoração da vaca, do elefante, do búfalo, do macaco e da cobra como animais sagrados. Mas ratos?!!! Sim, as vacas e os ratos (estes até mais do que aqueles), estão entre os animais mais cultuados, possuindo até templos próprios, a eles dedicados.  E dentre estes, é o dos ratos o mais famoso, atraindo milhares de turistas, todos os anos. Aliás, não só os ratos, mas os demais animais reverenciados no hinduísmo o são ou porque representam a encarnação de deuses ou porque serviram a eles, ainda que simplesmente como montarias.

O Templo de Karni Mata, existente há 600 anos, na cidade de Deshnok,  no Rajastão (maior estado da Índia), é conhecido como o "Templo dos Ratos"  e é um tradicional local de peregrinação religiosa entre os hindus. Embora não o maior em tamanho, o templo está entre os mais famosos, pela sua singularidade: lá, os ratos são considerados sagrados e protegidos pela deusa Durga, uma reencarnação da deusa Karni Mata. Por isso, devem ser reverenciados por acreditar-se que são reencarnações dos adoradores protegidos por Durga (há uma lenda meia estranha e complicada para explicar isso, cujos detalhes vamos omitir para não alongar o post). O fato é que nesse templo os roedores são mesmo reverenciados, quase com status de deuses, e desfrutam das maiores mordomias: leitinho fresco e cereais todos os dias, carinho humano, liberdade para andar por onde quiserem e para comer o que quiserem, sem serem importunados. Mas ainda: na comida do templo, têm o privilégio de testá-la e aprová-la ou não, antes dos humanos.

Com relação à comida, ela só poderá ser ingerida se for provada e aprovada antes pelos ratos. Se os ratos recusarem, os humanos não comem. Existe uma comida sagrada chamada Prasad que é salivada pelos ratos e depois servida aos humanos. É  considerada abençoada e quem a come deverá ter sorte, segundo a crença hindu. Isto também é religião.

Os efeitos colaterais da fé religiosa:

A Índia, pais milenar de grandes potencialidades, possuindo a segunda maior população mundial e com a economia em constante crescimento, poderia tranqüilamente estar entre as 5 maiores economias do mundo.  No entanto, ocupa apenas o 12º lugar no ranking, atrás inclusive do Brasil (8º). De lembrar que ambos são países altamente religiosos e de grandes desigualdades e contrastes sociais, com altos índices de pobreza e mão-de-obra barata, no que até se assemelham. A Índia com o seu hinduísmo e o Brasil com o seu cristianismo. Talvez por isso as desigualdades sociais sejam tão grandes nesses países e talvez por isso a recíproca seja verdadeira: países menos religiosos apresentam maior grau de desenvolvimento e melhor qualidade de vida. Na Índia, há excesso de crenças e de deuses (milhares deles) e onde a religião impera...

Sobre o vídeo:

O vídeo acima (imagens e narração em Inglês, produção da National Geographic) foi por mim editado, traduzido e legendado, não com a intenção de chocar ou causar sensacionalismo, mas para mostrar um exemplo visual, explicado em minúcias, de como se processam e se cultuam as lendas e mitos religiosos e o que a crença produz no comportamento das pessoas crentes.


 

 

 

Exibições: 1442

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Marilda Oliveira em 17 janeiro 2011 às 8:37
Sim, Ivo fez muito bem  ESCANCARAR o vídeo para que todos leiam e vejam a nogeira, a enganação, a submissão que estes povos estão se deixando levar; - IDEM, AOS cristãos que acompanham estes falsos pregadores que se batizam de padres, de pastores, de santos, REPRESENTADOS PELAS EMPRESAS DO VATICANO!!!...,  quando na realidade o que eles tem é o diábo encarnado no corpo, levando o povo do mundo as determinações do comando daqueles que se dizem os donos do mundo; - que querem uma única ordem mundial, E PARA ISSTO acabarem com 80% da população mundial  contando com ajuda destes falsos pregadores aos fiéis das falsas doutrinas. ALERTA POVO BRASILEIRO!  FIQUEM ATENTOS... NÃO SE DEIXAM ENGANAR PELOS MAUS.  TENHAM FÉ EM DEUS... TENHAM FÉ EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO... MAS NÃO SE DEIXEM LEVAR PELOS FALSOS PREGADORES.  Relembrem-se,  Jesus deixou-nos os 10 mandamentos; o resto foi invenção escrita pelos judeus sionistas MAUS.  CUIDADO!.
Comentário de Ivo S. G. Reis em 16 janeiro 2011 às 22:27

Marilda:

Você, como sempre, teve uma visão muito lúcida em relação àquilo que combatemos, como expressou nesta sua frase: "O povo não precisa deixar de acreditar em DEUS,  basta deixar de acreditar no enganador..." É aqui que reside o maior problema e é isso o que mais combatemos: as religiões e os seus líderes, porque são eles que mantêm o povo cativo, apascentado, enganado e explorado. E o que é pior: fazem tudo isso protegidos pela lei.

 

Quanto aos ratos, só coloquei o vídeo para mostrar até onde vai a ignorância causada pela fé religiosa. Sei que muitos me criticarão dizendo que aquilo faz parte das culturas e tradições milenares de um povo e que nós, ocidentais, não temos capacidade de entender. Mas será que não é bastante claro?

Comentário de Marilda Oliveira em 16 janeiro 2011 às 20:48

É insuportável ver tamanha ignorância.

O povo brasileiro DEVE estudar a procedência da igreja, padres,vaticano, crenças religiosas. Cientes assim ficarão da verdade e do ENGODO OU LAVAGEM CEREBRAL QUE estas entidades fazem na cabeça dos fiéis.

 

O povo não precisa deixar de acreditar em DEUS,  basta deixar de acreditar no enganador... naquele que usa a palavra de DEUS para enganar o fiel, para retirar o dízimo, para acumular cabeças para favorecer o político nas eleições doando os votos isto para a igreja tb é dinheiro.

Ivo, essa dos ratos é nogento.

Comentário de Ivo S. G. Reis em 16 janeiro 2011 às 15:23

Pois é, Oiced. Nos aspectos social, religioso, político e econômico , existem muitas semelhanças entre o Brasil e a Índia, embora as religiões, o sistema social, as áreas e o número de habitantes sejam completamente diferentes. Mas é na predominância religiosa e nas desigualdades e contrastes sociais que os paises mais se assemelham. Aqui só não temos os "dalits" e o sistema de castas sociais, mas acaso o tratamento dispensado aos mendigos e aos que estão abaixo da linha de pobreza são diferentes nos dois países?

E a coincidência na predominância religiosa? Vejam os números:

Predominância religiosa (Índia):  hinduísmo (80,3%)

Predominância religiosa (Brasil): cristianismo (88%)

Conclusão: Ambos são países altamente religiosos, ambos são países de grandes potencialidades econômicas, ambos pertencem ao BRIC, ambos possuem economia em crescimento, ambos são repúblicas federativas "democráticas", ambos possuem baixos índices de IDH e grandes desigualdades sociais, ambos possuem mão de obra farta e barata. Apesar de todo o seu potencial econômico, que poderiam levá-los a subir no rankig das economias mundiais, nenhum deles conseguiu jamais figurar entre as 5 maiores economias do mundo (e poderiam, principalmente a Índia). Seria a religião a causa disso ou é apenas uma mera coincidência?

Na outra ponta, países considerados não religiosos, como os países baixos, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda, possuem os maiores IDHs mundiais, possuem economia forte e equilibrada e seu povo se considera feliz. Outra coincidência?

Isso precisa ser melhor investigado. 

Comentário de Oiced Mocam em 16 janeiro 2011 às 11:47
Na Índia, onde 80% dos indianos são hinduístas, podemos encontrar um templo hinduísta, com 200 mil ratos, que os devotos de toda o país visitam para receber as bênçãos. Lá o rato tem alma e seriam eles - os ratos - a reencarnação dos seus ancestrais. Caso o visitante veja um rato albino, terá “sorte” para toda a vida. Índia um país com uma grande variedade geográfica. Macacos são reverenciados como deuses. Um bilhão e cem milhões de habitantes, onde a maioria não acredita em casamento por amor e os casamentos são arranjados. País onde a classe média fala fluentemente o inglês. Os indianos passam a vida inteira consultando os astros (horóscopo). É o maior consumidor de ouro do mundo. E, 300 milhões de habitantes vivem com apenas dois reais por dia!

A crença em vários deuses. E por que não, afinal de contas? A dificuldade começa na hora de fazer uma lista deles (finita? infinita?) e de acreditar neles. Um só Deus já é complicado. Mas vários? Como distingui-los? Como reconhecê-los? Por que acreditar neles? Mas as religiões tem solução para tudo. No nosso país, temos um anjo para cada dia, um santo para cada dia da semana... não me surpreenderia que já tenha um para os moradores do bairro e outro só para os banqueiros, para nós ajudarem a esvaziar os bolsos!

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2018   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço