Irreligiosos

Se você não sabe, aceita e não questiona, embota-se e acaba virando crente.

Pessoas reais, objetivos lícitos e legítimos, sede, reuniões e assembleias virtuais: Assim será a ABLIPI

A ABLIPI - Associação Brasileira de Livres-Pensadores Irreligiosos , encontra-se ainda em gestação. Nela, tudo é provisório, inclusive a sua denominação e o seu logo (ao lado), que poderão mudar, conforme sugestões colhidas dos futuros associados e aprovadas pela Comissão de Criação ou, em sua falta, pelo administrador desta rede. No entanto, uma coisa já é certa: no seu primeiro ano de atividades, funcionará sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, como pessoa jurídica de direito privado, com sede provisória em endereço virtual, sendo todas as suas reuniões, assembleias, convocações e demais atividades feitas virtualmente. E os trabalhos para a consecução desse objetivo, ainda que timidamente, já começaram

Uma vez completos os grupos de trabalho e o número necessário de integrantes da Comissão de Criação, verificaremos aqui mesmo, por pesquisa interna, os possíveis números de interessados na filiação e caso seja atingido o mínimo julgado necessário, iremos adquirir um domínio próprio, registrar os estatutos e criar o site, um novo espaço, integrante também da Rede DDD e parceiro do Irreligiosos, mas com autonomia própria, mais focado no ativismo humanista irreligioso, inclusive externo, e com maiores poderes de protestos e reivindicações dos interesses dos seus associados.

Algumas coisas que poderiam ser feitas aqui no Irreligiosos, coisas, aliás, previstas desde a sua constituição,  não podem ser implementadas e de fato não foram, por esbarrar em entraves legais. Todavia, com a criação da associação, poderemos ampliar nossos horizontes e ter mais voz, visibilidade e respeitabilidade perante a sociedade, além de podermos interagir com outras asssociações congêneres e assim fortalecer-nos mutuamente. Existem somente 3 associações desse tipo no Brasil,  nacional e internacionalmente reconhecidas. É muito pouco. Portugal, menor que o Estado de São Paulo, tem 8; isto, para não citar outros países europeus e também de outros continentes.

Nossos objetivos estão mais ou menos delineados e já sabemos o que queremos. Neste momento, a única coisa que precisamos é de voluntários, pessoas dispostas a ajudar-nos nesta missão, oferecendo não só o seu incentivo, mas também o seu comprometimento com esse objetivo e a sua colaboração intelectual. Achamos que não é pedir demais por uma coisa que, no futuro, será útil a todos nós e à sociedade como um todo.

Alguns outros esclarecimentos se fazem necessários:

1 - Quanto à denominação: Tivemos o cuidado de omitir os termos "ateus", "agnósticos", "humanistas seculares", "deístas", "céticos", "racionalistas" e outros porque verificamos que todos eles são, de alguma forma, excludentes dos outros grupos. Os únicos termos que têm pontos em comum com todos e entre si são os irreligiosos e os livre-pensadores, que abrangem todos os grupamentos. Daí, a escolha.

2 - Quanto aos objetivos e forma de atuação: Não visaremos lucros e não aceitaremos nenhuma ajuda financeira de governos nem de partidos políticos (decisão recente e bem pensada, até porque não a conseguiríamos sem fazer inúmeras concessões). Com essa postura ética, poderemos manter a nossa independência de pensamento. Por outro lado, enquanto em fase de criação, nenhum tipo de contribuição está sendo requerida dos futuros associados e vamos nos esforçar para que, pelo menos até atingirmos o número mínimo de ...... (a definir) associados isto não seja necessário.

Então, caro colega irreligioso, o que está faltando para você participar deste momento histórico para a nossa comunidade? Participe, leia aqui as matérias sobre o assunto, conheça ou integre-se ao grupo "Anteprojeto ABLIPI", ofereça sugestões, divulgue a notícia, traga novos filiados para o Irreligiosos porque é daqui que sairão, por migração, os futuros associados. E se você tem alguma habilidade especial como, por exemplo, saber fazer vídeos institucionais, charges, desenhos, programação em bancos de dados, php, web design ou se é advogado, escritor, publicitário ou coisa parecida, sua ajuda será útil, necessária e muito bem-vinda. No momento, nossa maior urgência é de um bom advogado, com experiência em Direito Civil, dentro da Comissão de Criação. Mas se não tivermos, porque o trabalho é não-remunerado, contratamos.

Se a coisa não decolar agora, como acontece na maioria das campanhas e empreendimentos ateus, a culpa será nossa, exclusivamente nossa. Reflitam agora para não se lamentar depois. No futuro, poderemos ser nós os que encabeçarão os movimentos que tanto queremos. Se não tivermos equipe, o projeto para.

Saudações Irreligiosas!

Exibições: 267

Comentar

Você precisa ser um membro de Irreligiosos para adicionar comentários!

Entrar em Irreligiosos

Comentário de Jorge Oliveira de Almeida em 9 maio 2013 às 17:27

Imagino que esteja como nós. 

Comentário de Ivo S. G. Reis em 8 maio 2013 às 22:08

Jorge:

A notícia (boa) que tenho do Rafael é que ele divulgou a ABLIPI na sua página do Facebook e que me deu uma excelente recptividade em seu site (não cheguei a verificar se fez a divulgação lá). Suponho que deva ter recebido o meu convite, tanto é que se inscreveu em nosso grupo. Mas parou por aí. Quem sabe também esteja atarefado?

Comentário de Jorge Oliveira de Almeida em 8 maio 2013 às 21:25

Olá, Ivo, notícias do Rafael?

Comentário de Ivo S. G. Reis em 8 maio 2013 às 20:06

Valeu, Lucabi. Como primeira providência, inscreva-se no grupo "Anteprojeto ABLIPI" (página "Grupos") e envie para lá suas ideias, sugestões, críticas, comentários e o que mais achar necessário. É lá que os debates estão rolando e dele só participam os inscritos no grupo.

A primeira colaboração (esta é comum a todos), é divulgar a ideia e trazer mais gente para vir aqui e abraçar a causa. Ainda temos muito por fazer e são poucos os já integrados no projeto.

Saudações Irreligiosas!

Comentário de Luiz Carlos Bincovski em 8 maio 2013 às 16:10

    Olá Ivo, contem com o meu apoio.

    Aguardo o convite, se considerado uma boa aquisição pelo grupo!

    Sou conciderado radical, será que não sou realista?

    Os Ateus do grupo que o decidam!

    Mantenho minha posição na trincheira!

    Saudações!

Comentário de Jorge Oliveira de Almeida em 5 maio 2013 às 17:29

Caro Ivo,

entrei em contato com o Rafael convidando-o a participar, mas não dei detalhes de como poderia fazê-lo. Comentei que ele deveria entrar em contato com você ou esperar que você entrasse em contato com ele. Claro que justifiquei o convite na certeza de sua colaboração não só no desenvolvimento e criação da nova entidade, mas também com novas ideias. Gostaria de ser informado do andamento dessa questão. Um abraço.

Comentário de Ivo S. G. Reis em 19 abril 2013 às 23:48

Jorge:

Tem como você fornecer-me o link do Jornal Humanitas de Pernambuco? Procurei na net e não encontrei nada. Minha intenção é visitar o site, caso exista, e de lá mesmo, na página contacto, counicar-me  com o Sr. Rafael.  Se tiver o link, por favor, informe urgente. Grato!

Abraços!

Comentário de Oiced Mocam em 19 abril 2013 às 23:27

Olá, Ivo e Prezados integrantes da Comissão!

Segue para vossa avaliação a título de colaboração e “indicar o caminho das pedras” com as futuras adaptações necessárias, conforme os objetivos a serem propostos pela Comissão em formação:

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de desenvolver atividades no campo da ordem social que busquem promover o ateísmo, o agnosticismo e a Laicidade do Estado. Leia mais em:

http://www.atea.org.br/index.php/associe-se

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos é uma entidade sem fins lucrativos sediada virtualmente no site http://ww.atea.org.br, registrada na Receita Federal - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) sob o número 10.480.171/0001-19 e no 1º Oficial de Registro de São Paulo/SP.
Foi criada em 31 de agosto de 2008 por Daniel Sottomaior, Alfredo Spínola e Mauricio Palazzuoli.
Segundo seu estatuto (link abaixo), a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos tem como objetivos:

http://www.atea.org.br/index.php?option=com_content&view=articl...

  • Congregar ateus e agnósticos, defendendo seus interesses e direitos, em todo o território nacional, bem como nos países ou estados independentes onde o Estado Brasileiro possui representação diplomática;
  • Combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos;
  • Auxiliar a auto-afirmação dos ateus e agnósticos frente ao preconceito e a rejeição sociais;
  • Apontar o ateísmo e o agnosticismo como caminhos filosóficos viáveis, consistentes e morais;
  • Promover sistemas éticos seculares;
  • Promover a laicidade efetiva do Estado, combatendo em todas as esferas legais qualquer tipo de associação que seja contrária ao descrito na Constituição da República Federativa do Brasil;
  • Promover o pensamento crítico e o método científico; e
  • Defender os direitos legais de ateus e agnósticos podendo participar e contribuir com as instituições democráticas legalmente descritas e fundamentadas na Constituição da República Federativa do Brasil, fazendo sugestões, participando de discussões sociais e representando ações públicas ou privadas sempre com base nos objetivos descritos e fundamentados no estatuto.

Sucesso a todos, e aguardando o desenvolvimento do Anteprojeto ABILIPI, para poder me posicionar  futuramente ,

Oiced

Comentário de Jorge Oliveira de Almeida em 19 abril 2013 às 15:34

Caro Ivo,

agora estou com um pouco de pressa e só vou dispor de tempo amanhã à noite ou no domingo talvez à tarde. Por ora posso dizer que vou participar da forma como você explanou, sem "ligação direta". Quanto ao Rafael Rocha, do "Humanitas", o contato já foi feito ontem  e eu informei a ele que você o contactaria. Será uma grande aquisição, ter essa pessoa junto de nós. Ele certamente irá contribuir bastante. Um abraço.

Comentário de Ivo S. G. Reis em 19 abril 2013 às 13:12

Paulo, obrigado pela força. A primeira coisa que você teria a fazer seria pedir a sua inscrição formal no grupo Anteprojeto ABLIPI, o que é bem simples: basta clicar no menu grupos e escolher este grupo. A questão do grupo fixo e com atribuições definidas para os membros é somente para a CC-ABLIPI. Lá sim, a coisa não pode correr frouxa, no tipo vai quando quer, senão  degringola tudo. Os membros de lá precisam ter uma participação mais efetiva e acompanhar o desenrolar dos trabalhos e todos os passos que são dados, como uma "obrigação moral", mas não imperiosa. O mesmo se poderia dizer dos integrantes do grupo Anteprojeto ABLIPI. Mas como este será mais numeroso, as regras são mais flexíveis e o membro pode comparecer somente quando puder e desejar. Este é o melhor grupo para colher e ideias e gestar o projeto. O outro é mais para formalizar o que foi sugerido pelo Anteprojeto ABLIPI, aceitando ou recusando propostas e, depois, desenvolvendo e acompanhando as providências.

É isto!

Sobre

Badge

Carregando...

Leia Isto!

Traduzir para/Translate to:


Visualizações

contador de visitas online

Se esta é a sua 1ª visita ou se passou por aqui, mas não quis comentar nem publicar nada, assine o nosso livro de visitas!

Irreligiosos.ning.com website reputation

Recados Rápidos

 

 

Links Indicados

Sites da Rede DDD: . . . . . . .Logo Rede DDD Acessar links dos sites Baú do Inexplicado Outros:
visit Skeptic.com

Sociedade Racionalista

ComunidadeO Outro Lado das ReligiõesBULE VOADORInternet Infidels Visitar o Observatório

GeraLinks

Badges do Irreligiosos

Nosso badge no seu blog:

Link o Irreligiosos


(Clique aqui para saber como!)


Enquete Jesus Cristo


Sua opinião sobre Jesus Cristo:
Acesse o post de apoio;

----------------
Acesse a nossa página PESQ para responder à enquete.

 


Notícias Cristãs

Atenção: As notícias aqui divulgadas não são nossas recomendações e são veiculadas apenas para informar os últimos acontecimentos e eventos do cristianismo.

(Se a exibição falhar, não é culpa nossa e sim do Widget. Não se preocupem, elas voltam depois)

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Grupos

Principais Colaboradores

Abaixo, destacamos (em ordem alfabética) a 4ª lista dos nossos  mais eminentes e constantes colaboradores:

  • Alfredo Bernacchi
  • Assis Utsch
  • Carlos Dosivan
  • Divina J. Scarpim
  • Erijosé Oliveira
  • Gilberto Vieira
  • Jorge O. Almeida
  • Luísa L.
  • Márcia Zaros
  • Marilda Oliveira
  • Oiced Mocam
  • Paulo Luiz  
  • Paulo Rosas 
  • Rafael Rocha
  • Sergio M. Rangel

© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço